Verstappen faz largada espetacular e vence o GP do México da F1

Depois de uma dupla ultrapassagem espetacular na largada, Max Verstappen dominou o GP da Cidade do México para conquistar a sua nona vitória na temporada da Fórmula 1 e aumentar a vantagem na liderança, a 4 provas do fim. Com os 25 pontos da vitória no Autódromo Hermanos Rodríguez, o holandês abriu 19 pontos sobre Lewis Hamilton, que chegou na segunda posição neste domingo.

O ídolo local Sergio Pérez buscou a dobradinha para a RBR até o fim, mas acabou na terceira posição, se tornando o primeiro mexicano a subir no pódio no México. Já o finlandês Valtteri Bottas teve uma corrida para esquecer. Depois de largar na pole, o piloto da Mercedes rodou com um toque de Daniel Ricciardo logo na primeira curva e acabou terminando na 15ª posição.

Verstappen vence o GP da Cidade do México — Foto: Getty Images
Verstappen vence o GP da Cidade do México (Foto: Divulgação)

Se no treino classificatório os carros da RBR foram surpreendidos pelos da Mercedes, na corrida o time austríaco foi à forra. A largada mais uma vez foi decisiva. Mesmo tendo os carros mais velozes de reta, Bottas e Hamilton não conseguiram segurar a ultrapassagem arrojada de Max antes da primeira curva.

Com uma pista que encaixava com os carros do time austríaco, que têm como ponto forte a geração de pressão aerodinâmica, principalmente nos 2.200 metros de altitude da Cidade do México, Verstappen não saiu da ponta e levou a RBR à mais uma vitória na temporada. Essa foi a terceira vitória do holandês no México e sua 19ª na carreira.

Pérez se tornou o primeiro mexicano a subir ao pódio no GP do México — Foto: Getty Images
Pérez se tornou o primeiro mexicano a subir ao pódio no GP do México (Foto: Divulgação)

Além da disputa entre os líderes do campeonato, Pierre Gasly foi um dos destaques na corrida cruzando na quarta colocação com sua AlphaTauri. Na briga entre McLaren e Ferrari, que rivalizam pelo posto de terceira força do campeonato da Fórmula 1 em 2021, a escuderia italiana levou a melhor. Charles Leclerc e Carlos Sainz ficaram com a quinta e sexta posições, respectivamente, enquanto Daniel Ricciardo teve que fazer uma corrida de recuperação após a batida na largada e terminou na 12ª colocação, com Norris em 10º.

A vitória de Verstappen fez sua vantagem na liderança do Mundial de Pilotos sobre Hamilton ir de 12 para 19. Já no Mundial de Construtores a vantagem da Mercedes caiu de 23 para apenas 1 ponto em relação à RBR.

A 19ª etapa da temporada da Fórmula 1 será o GP do Brasil, no Autódromo de Interlagos, em São Paulo, dia 14 de novembro. Restam 4 corridas para o fim do campeonato, em 12 de dezembro.

Hamilton e Verstappen no pódio no México — Foto: Getty Images
Hamilton e Verstappen no pódio no México (Foto: Divulgação)

Resultado da prova

Resultado final do GP do México 2021 — Foto: Reprodução
Resultado final do GP do México 2021 (Foto: Reprodução/F1)

Fonte: G1

Scroll Up