Verão começa nesta segunda com calor em SP; frente fria deve derrubar temperatura durante a semana

AdSense Postagem 01

Postagem Única 01 Mobile

O verão começa oficialmente nesta segunda-feira (21) com forte calor na cidade de São Paulo, mas uma frente fria deve trazer chuva forte e derrubar a temperatura a partir de terça-feira (22), segundo meteorologistas. (leia mais abaixo)

A primavera deste ano, que terminou no domingo (19), foi marcada por características de verão, com temperaturas elevadas e fortes pancadas de chuva. Foram registrados alagamentos e quedas de árvores em vários dias na cidade de São Paulo.

De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), é esperado que durante o verão de 2020/2021 as temperaturas fiquem próximas ou ligeiramente acima da média na maior parte do estado, sobretudo no norte e nordeste de São Paulo.

Já as chuvas devem também ficar próximas ou ligeiramente acima da média na maior parte do estado, com maior probabilidade de ficar acima da média no sudeste de São Paulo. Áreas do extremo nordeste do estado podem ficar entre normal a ligeiramente abaixo da média.

Média de chuva e de temperatura durante o verão em São Paulo de 1981 a 2010. — Foto: Divulgação/InMet

Média de chuva e de temperatura durante o verão em São Paulo de 1981 a 2010. — Foto: Divulgação/InMethttps://tpc.googlesyndication.com/safeframe/1-0-37/html/container.html

Previsão para os próximos dias

Segundo o Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE) da Prefeitura de São Paulo, o verão começa com calor nesta segunda, mas propagação de uma frente fria pelo oceano deve provocar chuvas mais generalizadas e declínio das temperaturas nos próximos dias.

A segunda-feira (21) começa com sol e temperaturas em elevação. Os termômetros variam entre mínimas de 20ºC e máximas que podem superar os 32ºC.

O tempo começa a mudar no decorrer da tarde, quando a aproximação da frente fria aumenta a nebulosidade e causa chuvas generalizadas com raios e rajadas de vento, que devem se estender para a noite e madrugada.

Na terça-feira (22), a propagação do sistema frontal pelo oceano deixa o tempo fechado e chuvoso, além de provocar declínio das temperaturas. As mínimas oscilam em torno dos 18°C, enquanto as máximas não devem superar os 23°C.

Postagem Única 02 Mobile

Anunciantes