28 março, 2024

Últimas:

Veja por que congelar alimentos pode facilitar seu dia a dia na cozinha

Anúncios

Em diversas situações, nem sempre é possível separar um tempo para preparar as refeições do dia de maneira tranquila. A correria do cotidiano, com o trabalho, a escola ou a faculdade, o trânsito e outros cuidados com a casa acabam consumindo a maior parte da energia das pessoas, sobrando pouca motivação para o ato de cozinhar.

Uma alternativa que muita gente encontrou para contornar essa falta de tempo e tornar o período na cozinha mais proveitoso é congelar alimentos. Dessa maneira, gasta-se menos horas no preparo do almoço que será levado para o trabalho, por exemplo, ou da janta após um dia cansativo fora de casa.

Anúncios

Além do mais, congelar os alimentos é uma forma eficiente de conservá-los por mais tempo e consumi-los em múltiplas refeições. Uma vez que se retira o calor deles, a ação dos micro-organismos é retardada, diminuindo a velocidade de deterioração.

Conservação pelo congelamento

Anúncios

Será que todos os alimentos que você prepara podem ser congelados? Quais são aqueles mais indicados para adotar esse procedimento? Conheça alguns deles abaixo.

O primeiro passo é já selecionar, ainda no supermercado ou no sacolão, verduras e legumes que estejam frescos e em boa qualidade. Em casa, é preciso lavá-los e esterilizá-los bem, retirando qualquer sujeira visível e cascas que não são comestíveis.

Cada verdura ou legume terá um procedimento específico para ir para o freezer. Isso porque alguns deles podem ser congelados ainda crus, enquanto outros necessitam ser cozidos antes. O tomate, por exemplo, pode ser congelado após devidamente lavado.

Já cenoura, pimentão, brócolis, espinafre, batata, batata-doce e couve devem ser lavados, cortados e cozidos antes do congelamento. Beterraba, milho e ervilha também precisam ser limpos e escaldados antes de congelarem, enquanto, no caso do feijão, é preciso cozinhá-lo antes de colocá-lo para congelar junto ao caldo.

Branqueamento

Além de serem escaldados, alguns legumes precisam passar pelo processo conhecido como “branqueamento”. Ele ocorre quando se aplica um choque térmico nos alimentos, de forma que não estraguem e mantenham cor e nutrientes durante o congelamento.

Para realizar este processo, primeiro, é preciso colocar os legumes por até dois minutos em água fervendo. Depois, retire-os e coloque-os em uma bacia com água e gelo pelo mesmo período anterior. Por fim, seque-os com pano limpo, tirando o excesso de água.

Armazenamento

Uma parte importante desse processo é o armazenamento desses alimentos, que requer alguns cuidados específicos. Os legumes podem ser embalados em sacos de congelamento, recipientes de vidro ou plástico com tampa.

No caso do saco, é preciso ter o cuidado de retirar todo o ar seco dele e fechar bem a embalagem. O recomendado é que seja embalada somente a porção que será consumida depois, uma vez que os legumes ficam grudados ao longo do congelamento.

No caso dos potes, lembre-se de lavá-los bem antes de guardar as porções. Outra dica fundamental é que não se deve armazenar alimentos cozidos ainda quentes, uma vez que o vapor fará com que se acumule água na tampa dos recipientes, permitindo a proliferação de bactérias e micro-organismos.

Descongelamento

Por fim, antes de serem consumidos, legumes e verduras devem passar pelo processo de descongelamento. A forma mais recomendada de fazer isso é retirá-los do freezer e colocá-los na geladeira um dia antes do uso, evitando que descongelem diretamente na temperatura ambiente.

Caso não esteja com muito tempo e queira fazer um descongelamento mais rápido, existe outra opção: você pode colocar o saquinho com os legumes ou as verduras em água fria.

Últimas

Saúde íntima, lipedema e chip da beleza são destaques do Estética In São Paulo

Saúde íntima, lipedema e chip da beleza são destaques do Estética In São Paulo

28/03/2024

De 13 a 15 de abril, o Expo Center Norte recebe profissionais de diversos países para...

Categorias