Tendências do futuro: 6 tecnologias que a sua empresa precisa ficar de olho

RaaS, Biologia Sintética, Quantum Computing: conheça as principais tendências tecnológicas dessa década

AdSense Postagem 01

Postagem Única 01 Mobile

A tecnologia está transformando a forma como vivemos. Nos próximos anos, novas tendências futurísticas devem se confirmar e se tornar realidade no mundo corporativo. Aqui, neste artigo, vamos listar algumas das principais novas tecnologias que estão chegando com tudo no mercado. 

A transformação digital está se aprofundando ano após ano. As novas tendências vão moldar a atuação das empresas no mercado, por isso é preciso ficar de olho nelas. Acompanhar as novidades também é fundamental para que um negócio possa se adaptar a uma nova realidade, bem mais tecnológica e complexa. Conheça, abaixo, algumas tendências tecnológicas do futuro.

Biologia sintética 

A Biologia Sintética combina Engenharia, Design, Ciência da Computação e Biologia. A área vem ganhando destaque desde o seu surgimento. Com ela, pesquisadores buscam reprogramar ou, até mesmo, criar novos seres vivos. 

O desenvolvimento da Biologia sintética permite aos cientistas projetar novos produtos utilizados para a fabricação de roupas, a produção de biocombustíveis e produtos químicos renováveis. 

Hiperautomação

A hiperautomação é a combinação de diversas ferramentas para a automação completa e simplificada de vários tipos de trabalho. A chamada RPA (Robotic Process Automation) faturou mais de US$ 1,3 bilhão neste ano. 

A expectativa é que as empresas implementem cada vez mais iniciativas de hiperautomação nos próximos anos. A automação de processos em diversos canais é fundamental para a aceleração dos serviços, otimizando a criatividade para criação de conteúdo em multiplataforma. 

Robótica (RaaS)

Assim como os softwares, a robótica também está na nuvem. Muitas soluções robóticas do futuro não são físicas, mas virtuais. Este modelo está sendo conhecido como RaaS (Robots as a Service), ou Robô como um Serviço. 

Gigantes do mercado, como a Amazon, por exemplo, já possuem plataformas próprias de robótica na nuvem. A AWS Robomaker facilita a criação, o teste e a implementação dos robôs inteligentes em larga escala. 

Agricultura hi-tech

Grandes empresas de tecnologia estão investindo na compra de fazendas para a implementação da chamada agricultura hi-tech. A Microsoft já testa um programa de automação agrícola, enquanto a Amazon está desenvolvendo uma fazenda indoor. 

A agricultura hi-tech visa descobrir novos métodos de cultivo, irrigação e uso de dados para a modernização do cultivo mundial. As chamadas AgTechs estão atentas às novidades sobre esta tecnologia. O Brasil é um dos principais alvos dessa novidade hi-tech, já que boa parte do PIB do país se deve ao agronegócio.

Quantum Computing e Edge Computing

A Quantum Computing busca utilizar os fenômenos da física quântica na Ciência da Computação. O desenvolvimento da computação quântica deve auxiliar na criação de computadores com uma velocidade de processamento inimaginável para os aparelhos clássicos atuais. 

A Edge Computing, ou Computação de Borda, permite que o processamento seja realizado na borda da rede, junto ao usuário e à fonte de dados. A intenção destas tecnologias é criar um processamento mais rápido e confiável. 

Tecnologias como a realidade virtual e os carros inteligentes, por exemplo, se beneficiarão com estes computadores com processamento ultraveloz, sendo bem mais ágeis, sem latência, indisponibilidade ou largura de banda insuficiente.

Brand avatars 

Segundo o Meio & Mensagem, até o fim de 2020, os chatbots serão responsáveis por, pelo menos, 85% dos atendimentos aos clientes. Estes robôs inteligentes devem ganhar nomes e avatares, numa tentativa de humanizar a recepção.

Os robôs já mostraram que são bastante eficientes em questões práticas. No futuro, eles devem imergir ainda mais na profundidade do atendimento ao cliente. As marcas devem apostar bastante no brand avatar para disseminarem campanhas de vendas em redes sociais. 

Postagem Única 02 Mobile

Anunciantes