16 abril, 2024

Últimas:

Último rinoceronte-de-sumatra da Malásia morre de câncer

Anúncios

O último rinoceronte da espécie Sumatra morreu na Malásia neste sábado (23). A fêmea chamada Iman morreu em uma reserva natural na ilha de Bornéu em decorrência de um câncer, segundo informações do Departamento de Vida Selvagem de Sabah.

O diretor do departamento, Augustine Tuuga, disse à agência de notícias France Presse que o animal, de 25 anos, começou a sofrer fortes dores devido à pressão dos tumores. “Acredito que podemos confirmar que o rinoceronte-de-sumatra está extinto na Malásia”, disse Tuuga.

Anúncios

Na mesma reserva, o último macho da espécie, chamado Tam, morreu em maio deste ano. Em 2017, outro indivíduo da espécie, a fêmea Puntung, morreu em cativeiro na Malásia.

Tam é visto coberto de lama em Sabah, na Malásia, em 2014 — Foto:  Chris Annadorai/Reuters
Tam é visto coberto de lama em Sabah, na Malásia, em 2014 (Fotos: Reprodução)

O rinoceronte-de-sumatra, considerada a menor da espécie de rinoceronte do mundo, foi declarado extinto na natureza na Malásia em 2015.

Especialistas em biodiversidade estimam que existam apenas de 30 a 80 rinocerontes-de-sumatra no mundo, a maior parte na ilha de Sumatra, na Indonésia, e na ilha de Bornéu, que é dividida entre Malásia, Indonésia e Brunei.

Anúncios

O isolamento, causado pela perda de habitat e pela caça, faz com que a espécie raramente consiga se reproduzir, o que pode causar sua extinção nas próximas décadas, de acordo com o grupo International Rhino Foundation.

Desde 2011 a Malásia está tentando reproduzir a espécie em cativeiro atrás da fertilização in vitro, ainda sem sucesso. Christina Liew afirma que o material genético do rinoceronte Tam foi preservado para tentativas futuras de reprodução da espécie.

Fonte: Yahoo!

Últimas

Dave & Buster’s International consolida sua presença na região APAC

16/04/2024

Dave & Buster’s continua sua expansão na região Ásia-Pacífico com novo importante acordo nas Filipinas

Categorias