29 março, 2024

Últimas:

Tipos de tecido para usar em dias de calor excessivo

Anúncios

Principalmente, em países de clima tropical, é difícil prever quando um dia quente vai te surpreender mesmo nas estações mais frias. Combinar aparência e conforto pode ser um desafio quando não se sabe quais tecidos escolher.

É melhor optar por roupas em poliamida, algodão, modal ou linho? Entre tradições milenares e tecnologias de última geração, descubra as opções de tecidos, entenda as principais características e aprenda a montar os melhores looks para dias quentes.  

Anúncios

Caso você não conheça a fundo as peças de seu guarda-roupa, vale a pena dar uma conferida nas etiquetas e ver a composição para acertar nas escolhas. Se, por outro lado, você está pensando em comprar roupas novas, anote os nomes das opções a seguir para criar a melhor união entre conforto, leveza e aparência.

Material

Na hora de escolher as peças para vestir em um dia quente de verão, por exemplo, a primeira ideia que vem à mente da maioria das pessoas é “quanto menos pano, melhor”.

Anúncios

Embora o conceito faça muito sentido, não é o suficiente e nem determinante para criar um look confortável. Não adianta ter pouca peça se o tecido for pesado, por exemplo. Assim, ele vai sufocar sua pele e impedir que ela respire.

Além de se refrescar com a pele exposta ao vento e ao ar livre, é extremamente importante permitir que a derme respire sob as peças que você escolheu. É aí que entra o tipo de tecido.

Listamos, abaixo, alguns dos principais tecidos que melhor cumprem esta função  em dias quentes.

Linho

Começamos nossa escolha com este tecido histórico. O linho é uma planta herbácea que pode atingir até um metro de altura. Ele é formado por uma substância fibrosa, em que se retira o ingrediente para a produção de tecidos.

Caso você tenha associado os nomes, uma curiosidade sobre esta planta é que a semente dela é a linhaça. Outro grande dado sobre este tecido é a presença na história da humanidade. Uma das primeiras civilizações a usar esta fibra foram os egípcios, em torno dos anos 8000 a.C.

O tecido era comum no Egito devido ao frescor, à leveza, à capacidade de isolamento térmico e à alta durabilidade. Com toque leve e sutilmente rústico, o linho promove uma boa ventilação, além de possuir alta capacidade de absorção.

Embora não seja uma regra, geralmente, as peças confeccionadas nesse tecido têm tons crus ou mais puxados para o branco.

Algodão

Outro tecido já conhecido, utilizado há milhares de anos e presente em todo o mundo é o algodão. Com origem 100% natural, ele é leve, macio e agradável ao toque. Por isso, costuma ser a primeira escolha de uso.

A fibra não gruda no corpo, então, a pele consegue respirar. Apesar da simplicidade da composição, as peças confeccionadas com algodão costumam ter boa durabilidade, mesmo após muitas lavagens.

Na mesma proporção em que é fácil encontrá-lo, é prático tirar as marcas com o ferro na hora de passá-lo. Pela extrema facilidade de tingimento, essas peças ganham um leque enorme de possibilidades.

Malhas

Com certeza, a malha é um tecido que você vai querer no corpo em dias quentes. Algumas delas são feitas de algodão e, como você acabou de ver, isso é garantia de leveza e frescor. Essa é uma ótima opção para usar no dia a dia, rendendo bons vestidos e blusas, dependendo da ocasião.

Se você busca algo mais elegante, as opções de malha twill podem atingir suas expectativas estéticas, sem abrir mão do conforto que o calor pede. É possível que você encontre outras peças menos óbvias neste tecido, como meias e chapéus.

Modal

Seguindo o caminho da malha, o modal é uma das fibras mais macias do mundo. Este tecido tem origem natural e fabricação sustentável. Sua celulose é extraída da faia, uma árvore típica da Europa Central e Setentrional.

Uma das principais características deste material é sua grande capacidade de absorção do suor, tornando-o maleável e respirável.  Essa é uma opção muito boa para as roupas do dia a dia, desde peças íntimas até pijamas e camisetas.

Viscose

Não poderíamos encerrar nossa lista com outra opção a não ser a viscose, uma fibra artificial muito fresquinha, leve e macia, que absorve bem a umidade e a transpiração. Geralmente, você vai encontrar este tecido em peças de praia, como cangas.

Leia Notícias

Últimas

Palmeiras vence Novorizontino e vai à final do Paulistão

28/03/2024

Anúncios Nesta quinta-feira, o Palmeiras venceu o Novorizontino em seu retorno ao Allianz Parque e avançou à final...

Categorias