29 março, 2024

Últimas:

Tipos de ar-condicionado: conheça os modelos e as vantagens de cada um deles

Anúncios

Entre as diversas maneiras que as temperaturas elevadas podem afetar negativamente a nossa rotina, vale ressaltar que a qualidade de nosso sono e a nossa produtividade estão entre as principais impactadas. Conforto térmico é um assunto tão sério que é, inclusive, objeto de pesquisa em centros de ciência, tecnologia e diversas universidades.

Nessas situações, uma maneira bem prática de garantir o acesso às temperaturas agradáveis é através da instalação de sistemas de ar-condicionado. Com modelos que vão desde o bastante conhecido ar janela até os mais específicos como o ar-condicionado cassete, há opções para todos os bolsos e necessidades.

Anúncios

O verão está cada vez mais próximo de nós e a primavera já tem dado sinais do que nos espera. Os dias estão cada vez mais quentes e, apesar de a estação próxima ser a favorita dos brasileiros, é preciso que fiquemos atentos à permanência prolongada em ambientes de calor excessivo.

Para você conhecer melhor as principais opções de aparelhos de ar-condicionado, elaboramos uma lista contando um pouco de cada um para te ajudar na escolha. Confira:

Anúncios

Ar-condicionado Janela: economia e pequenos espaços

Um dos modelos mais populares e mais antigos é o Ar Janela, muito utilizado em projetos residenciais. Como o nome já indica, esse aparelho foi desenvolvido para alocá-los ou em cavidades de janelas propriamente ditas, ou aberturas feitas nas paredes para receber exclusivamente o ar-condicionado.

Por ter potência moderada, ele é mais barato e ideal para ambientes pequenos e médios. Ao mesmo tempo, por ter uma tecnologia mais antiga, ele gera o característico ruído desse tipo de aparelho quando ligado.

Como parte do sistema fica voltado para dentro do local a ser refrigerado e outra fica na parte externa, o que esse aparelho faz, em vias práticas, é mediar as trocas de calor entre os dois ambientes. Ou seja, as funções de escape de ar estão do lado de fora e as de retorno de ar fresco ficam na parte interna da casa, gerando um movimento circular da temperatura.

Ar-condicionado Portátil: solução para arquiteturas complicadas

Mas se por um lado o Ar Janela exige uma modificação direta e específica na arquitetura do espaço em que será instalado, os modelos portáteis em nada alteram o ambiente nesse aspecto, uma vez que funcionam como qualquer outro eletrodoméstico e não necessitam ser fixados no espaço.

Eles são uma ótima opção para, por exemplo, quem mora de aluguel e não pode realizar obras ou alterações no projeto original do imóvel.

De todo modo, parte de seu mecanismo também necessita de uma janela para o escape do ar, assim, será sempre necessário que ele seja posicionado próximo de uma janela que, é claro, deve estar fechada para que a refrigeração do ambiente seja efetiva.

Bem mais barato que a maioria dos outros modelos, eles são uma opção econômica. Sendo, contudo, pouco potentes e, por esse motivo, não muito efetivos em climas muito quentes.

Split: modernidade e silêncio

Pode-se dizer que o modelo de ar-condicionado Split é uma evolução direta do modelo janela. Isso porque, assim como o seu antecessor, ele também projeta o ar refrigerado para o ambiente onde está instalado e tem uma parte que fica do lado externo.

Ao mesmo tempo, sua instalação não exige a abertura de uma janela na parede. Outra vantagem é que ele tem maior potência e, mesmo assim, é bem mais silencioso. Sendo muito utilizado em imóveis comerciais mas, também bastante comuns em projetos residenciais.

Split Cassete: economia de espaço

Encerramos nossa lista com o Split Cassete, um dos modelos de ar-condicionado mais discretos disponíveis no mercado. Ao contrário da maioria dos modelos, o cassete é instalado no teto e fica embutido na arquitetura do ambiente, ocupando quase nenhum espaço.

Ele é também o mais potente dos listados, por esse motivo, também o mais caro. Uma grande vantagem é que ele pode, inclusive, ser disfarçado com o forro de gesso. Dessa maneira, é o modelo indicado para quem quer manter a temperatura do ambiente agradável sem afetar a decoração do espaço.

Últimas

Midea Group lança a sua primeira história de marca ESG com uma visita VIP inesperada, destacando o seu compromisso com a sustentabilidade.

29/03/2024

Anúncios Midea Group: Este comunicado de imprensa inclui multimédia. Veja o comunicado completo aqui: https://www.businesswire.com/news/home/20240328326026/pt/ Anúncios...

Categorias