19 abril, 2024

Últimas:

Startup criada por empreendedor de Botucatu participa da 5ª temporada do Shark Tank Brasil

Anúncios

A startup Duolibras, criada por dois jovens do interior de São Paulo, está na nova temporada do Shark Tank Brasil, do Sony Channel. O reality show que coloca empreendedores cara a cara com grandes empresários e investidores para apresentar ideias e buscar recursos dessa vez terá a participação de um negócio inovador, que busca aliar lucro e impacto social positivo por meio do ensino da Língua Brasileira de Sinais (Libras). O segundo episódio da 5ª temporada, com a participação do DuoLibras, terá exibição inédita na próxima sexta-feira (27), às 22h, no Sony Channel. 

A expectativa é grande entre pessoas e organizações que atuam em prol da inclusão das pessoas com deficiência. Durante o pitch para os tubarões, além de apresentar o formato de ensino da DuoLibras e buscar recursos para o negócio social, os sócios Márcio Ballera, natural de Birigui e criado em Bilac, e Manolo Torres, de Botucatu, aproveitaram o espaço de alta audiência para provocar uma reflexão sobre acessibilidade. “Quando nós vamos pro Shark Tank Brasil não levamos só o Duolibras, não é só uma marca, só nosso negócio. É uma causa, envolve a visibilidade gigantesca que os surdos vão ter, a conscientização de ouvintes para que se tenha no mínimo uma compreensão da importância dessa comunicação, porque por falta dela a comunidade surda vive isolada”, comenta Márcio Ballera. “A nossa participação no programa de maior relevância para o empreendedorismo significa colocar a Libras em evidência: são grandes nomes, grandes empreendedores olhando para uma causa por conta do nosso negócio”.  

Anúncios

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia Estatística (IBGE), 10 milhões de brasileiros possuem algum grau de deficiência auditiva e encontram dificuldades para se comunicar com os ouvintes e falantes da língua portuguesa. A língua oficial permanece praticamente restrita à comunidade surda que corresponde a 5% da população brasileira. Desde 2018, o curso DuoLibras atua na plataforma digital com uma proposta inovadora para disseminar o ensino da Língua Brasileira de Sinais e reduzir a exclusão social da população surda. “Eu cresci vendo meus amigos surdos enfrentarem dificuldades grandes em situações cotidianas simplesmente porque não conseguiam se comunicar”, relata o professor Manolo, intérprete e palestrante de Libras que desenvolveu a metodologia do curso.  Em dois anos de atividades, 2.400 pessoas já fizeram o curso online, mas a meta dos empreendedores sociais é muito mais ousada: querem construir uma rede de 100 mil alunos fluentes que saibam se comunicar em Libras. 

Metodologia DuoLibras

Anúncios

O DuolLibras é um curso 100% online que funciona como um seriado, com personagens que exercem função pedagógica e são interpretados pelo próprio professor que desenvolveu a metodologia e também é tradutor e ator. São 120 episódios em vídeos que apresentam situações reais do dia-a-dia e explicam os sinais durante as intervenções feitas pelo professor. A proposta é ensinar o aluno ouvinte por meio da assimilação dos sinais ao contexto em que é empregado, proporcionando uma imersão na cultura surda. “Isso faz com que o aluno tenha interesse em saber o que vai acontecer no próximo episódio e aprenda de maneira mais dinâmica e divertida. Cada personagem mostra um estilo diferente de se comunicar, porque assim como na língua falada, a língua de sinais reproduz variações, sejam elas regionais ou comportamentais”, explica o professor Manolo, que cresceu  junto à  comunidade surda e é fluente em Libras desde então. Os alunos acessam a cinco aulas-episódios por semana. O curso completo dura seis meses. Mais informações em https://www.duolibras.com.br/.  

Sobre o Shark Tank

A franquia “Shark Tank” é baseada no reality Dragons Den, criado pela Nippon TV no Japão e distribuída ao redor do mundo pela Sony Pictures Television. O programa oferece aos empreendedores a oportunidade de lançar seus negócios para grandes investidores, conhecidos como Sharks; na esperança de conseguir fundos de investimento. Dragons ‘Den foi adaptado com êxito e já cativou audiências em mais de 40 territórios em todo o mundo. Com doze temporadas, a versão americana do programa já ganhou quatro prêmios Emmy e foi indicada mais de quinze vezes; também foi duas vezes vencedora do Critics Choice Award de Melhor Reality. A primeira versão na América Latina foi o Shark Tank México, lançado em 2016, seguido pelo Shark Tank Brasil, lançado no mesmo ano, e o Shark Tank Colômbia (que teve 3 temporadas), lançado em 2018. A 5ª temporada de “Shark Tank Brasil” é uma coprodução entre a Sony Pictures e a Floresta Produções e será exibida pelo Sony Channel, toda sexta-feira, às 22h, a partir do dia 20 de novembro de 2019.

Com Assessoria

Últimas

O Banco Popular lança uma nova campanha ‘We Follow Your Rhythm’ e introduz a marca sonora

18/04/2024

Anúncios Porto Rico é uma reconhecida plataforma global de talentos musicais, com uma variedade de ritmos...

Categorias