23 abril, 2024

Últimas:

Rússia anuncia manobras militares no Mediterrâneo

Anúncios

Mais de 25 navios e cerca de 30 aviões vão participar de exercícios militares no Mediterrâneo de 1º a 8 de setembro próximo. O anunciou foi feito pelo Ministério russo da Defesa nesta quinta-feira (30) em um momento em que o governo sírio, que recebe apoio russo, parece preparar uma ofensiva contra a província de Idlib – último reduto dos insurgentes na Síria.

“Prevemos enviar mais de 25 navios sob o comando do cruzador lança-mísseis Almirante Ustinov. Quase 30 aviões participarão desses exercícios, incluindo bombardeiros estratégicos Tu-160”, informou o Ministério em um comunicado divulgado nesta quinta, de acordo com agências russas de notícias.

Anúncios

Os navios de guerra sairão de frotas do mar do Norte, do Báltico, do mar Negro e do mar Cáspio. Bombardeiros, caças e aviões de transporte participarão da operação.

Esses exercícios no Mediterrâneo serão realizados antes daqueles previstos para acontecer na Sibéria e no Extremo-Oriente, no âmbito do Vostok-2018, manobras que o Exército russo apresenta como as maiores já organizadas desde 1981. Pelo menos 300.000 homens e 36 mil veículos devem integrar o treinamento.

Anúncios

Na terça-feira, a imprensa russa noticiou um reforço da presença militar de Moscou ao longo da Síria, por medo de ataques ocidentais contra o Exército do governo Bashar al-Assad.

No sábado (18), o Exército russo acusou os rebeldes sírios de prepararem uma “provocação” com as armas químicas na região de Idlib, onde uma ofensiva de Damasco parece iminente.

Corredor humanitário

Temendo a ofensiva do governo, o enviado especial da ONU para a Síria propôs nesta quinta-feira (30) uma viagem a Idlib, província que fica na fronteira com a Turquia, para garantir o estabelecimento de um “corredor humanitário” para a saída da população civil. Cerca de três milhões de pessoas estão em perigo em Idlib, segundo a ONU.

Na quarta-feira (29), o secretário-geral da ONU, António Guterres, advertiu para os “riscos crescentes de uma catástrofe humanitária” no caso de uma operação militar em grande escala na região.

Fonte: Yahoo!

Últimas

A EMGA obtém financiamento de US$ 15 milhões para o Banco Improsa na Costa Rica

23/04/2024

Anúncios LONDRES, April 23, 2024 (GLOBE NEWSWIRE) — A Emerging Markets Global Advisory LLP (EMGA), em...

Categorias