Resgate de 80 cães em situação de maus-tratos lota caçamba no interior de SP

Voluntários que atuam na defesa do bem-estar animal resgataram, neste domingo (13), cerca de 80 cães em situação de maus-tratos, que estavam em uma casa no bairro Jardim Califórnia, zona Sul de Ribeirão Preto (SP).

A ação foi acompanhada pela Polícia Militar (PM), que conseguiu autorização de mãe e filha, moradoras da casa, para entrada no imóvel.

Os voluntários estimam que outros 120 animais, entre cães e gatos, tenham ficado na casa. Os resgatados, a maioria filhotes e fêmeas prenhas, foram levados a uma clínica veterinária – uma parte foi entregue a vizinhos que se disponibilizaram a cuidar dos animais.

A Prefeitura informou que vai levar o caso ao Comitê de Acumuladores para acompanhamento de mãe e filha, e que a Coordenadoria de Bem-Estar Animal irá ao local na segunda-feira (14).

Denúncia e ação

Segundo a sitiante e voluntária Daniela Bertalo Azevedo, moradores vizinhos à casa, que fica na Avenida Benedito Rodrigues Pinheiro, denunciavam o caso há mais de um ano, mas a situação piorou com o tempo por causa do aumento do número de cães.

Neste domingo, os voluntários foram ao local para prestar assistência, mas tiveram a entrada negada pela família. A PM foi chamada e conseguiu autorização para acesso.

“Do lado de fora, você via os animais gordos, achávamos que eram uns 30 [cachorros]. Levamos caixas de transporte, mas, quando entramos, a situação era horrível.”

As imagens feitas pelos voluntários mostram fezes espalhadas dentro e fora da casa, além de animais por todos os cômodos e no quintal. Um dos cães estava morto na piscina.

Casa onde cães estavam na zona Sul de Ribeirão Preto, SP, é achada lotada de fezes   — Foto: Daniela Bertalo Azevedo
Casa onde cães estavam na zona Sul de Ribeirão Preto, SP, é achada lotada de fezes (Foto: Daniela Bertalo Azevedo)

‘Socorro’

Segundo Daniela, a mãe, que tem 80 anos, e a filha ficaram nervosas com o trabalho de resgate e tentaram agredir os voluntários.

“Elas foram para cima, tentaram esconder os cães. Tinha cachorro dentro das gavetas, dentro do guarda-roupa. Elas não aceitam que limpem, não aceitam ajuda. Mas elas também precisam de assistência médica, psiquiatras, precisam de socorro”, diz.

De acordo com Daniela, ao verem a movimentação, os vizinhos ajudaram no resgate, levaram ração e muitos se prontificaram a ficar com alguns cães. Eles relataram à polícia que a preocupação era com o bem estar dos animais e com a saúde da família por causa da falta de higiene no local.https://tpc.googlesyndication.com/safeframe/1-0-38/html/container.html

Além das caixas de transporte, os animais lotaram a caçamba de caminhonetes usadas para levá-los até a clínica. A voluntária disse que o grupo solicitou ajuda à prefeitura por meio da Coordenadoria de Bem-Estar Animal, mas que nenhum integrante foi ao local neste domingo.

“É difícil porque nós somos voluntários independentes, temos uma coordenadoria que não funciona. Eles só trabalham para retirar animal morto das ruas”, afirma.

Procurada, a Coordenadoria informou que uma equipe irá ao local para avaliar os animais e oferecer a castração, além de tratamento para os que estiverem debilitados.

Um boletim de ocorrência deve ser registrado na Polícia Civil para auxiliar a retirada do restante dos animais. De acordo com Daniela, quem quiser ajudar com doações pode entrar em contato pelo telefone (16) 98249-8266.

Casa onde cães estavam na zona Sul de Ribeirão Preto, SP, é achada lotada de fezes  — Foto: Daniela Bertalo Azevedo
Casa onde cães estavam na zona Sul de Ribeirão Preto, SP, é achada lotada de fezes (Foto: Daniela Bertalo Azevedo)

Fonte: G1 – Foto: Daniela Bertalo Azevedo

Scroll Up