Anúncios
Foco de incêndio foi identificado por integrante do NUPDEC e contido antes de se espalhar; Defesa Civil alerta para risco de queimadas na estiagem
Uma queima feita para limpeza de terreno mobilizou a Defesa Civil e a Guarda Civil Municipal em Botucatu na tarde de sábado, 4 de julho. O foco de incêndio foi identificado por um integrante do Núcleo de Proteção e Defesa Civil, o NUPDEC, que comunicou rapidamente a ocorrência no grupo de monitoramento dos núcleos comunitários.
Anúncios
Com o alerta, as equipes se deslocaram até o local e constataram que o proprietário do imóvel realizava a queima para limpeza da área. As chamas foram controladas para evitar que o fogo se espalhasse e causasse danos maiores.
A ocorrência chama a atenção para uma prática comum, mas perigosa: o uso do fogo para limpar terrenos. Durante o período de estiagem, a vegetação seca, o vento e a baixa umidade aumentam o risco de propagação rápida das chamas, podendo transformar uma queimada aparentemente controlada em incêndio de maiores proporções.
Anúncios
Após a contenção do fogo, a Guarda Civil Municipal foi acionada e adotou as providências cabíveis.
A Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil reforça que queimadas para limpeza de terrenos representam risco à população, ao meio ambiente e ao patrimônio. A prática pode configurar infração ambiental e sujeitar os responsáveis às penalidades previstas em lei.
A Defesa Civil também destacou a importância da participação da comunidade na prevenção de incêndios. Neste caso, a atuação rápida de um integrante do NUPDEC permitiu que o foco fosse identificado e comunicado antes que as chamas se espalhassem.
A orientação é para que moradores não utilizem fogo para limpeza de áreas e acionem os órgãos responsáveis ao identificar qualquer foco de incêndio.