23 abril, 2024

Últimas:

Reino Unido recebe 29 afegãos da comunidade LGBTQ+

Anúncios

O Reino Unido recebeu pela primeira vez 29 afegãos da comunidade LGBTQ+, ameaçados em seu país após o retorno dos talibãs ao poder, anunciou a chancelaria britânica nesta sexta-feira (29).

“Sob o regime dos talibãs, as pessoas LGBT estão entre as mais vulneráveis e muitas delas enfrentam altos níveis de perseguição, discriminação e ataques”, disse o ministério em um comunicado.

Anúncios

Este grupo, formado por estudantes e ativistas afegãos que defendem os direitos das pessoas LGBTQ+ em seu país, chegou ao Reino Unido na sexta-feira para “começar uma vida melhor”, indicou o Ministério de Relações Exteriores.

As autoridades britânicas colaboraram com a associação britânica Stonewall e a canadense Rainbow Railroad para tornar essa realocação possível.

Anúncios

A diretora-geral da Stonewall, Nancy Kelley, elogiou “o fato das pessoas LGBTQ+ serem reconhecidas como um grupo prioritário para realojar”.

Londres disse que “outros afegãos da comunidade LGBT devem chegar ao Reino Unido nos próximos meses”.

As autoridades britânicas evacuaram mais de 15.000 pessoas, incluindo 8.600 afegãos, durante o transporte aéreo em Cabul nas últimas duas semanas de agosto, após o retorno do regime talibã ao poder.

Fonte: Yahoo!

Últimas

Festival MegaCities ShortDocs escolhe os melhores nacionais

Festival MegaCities ShortDocs escolhe os melhores nacionais

23/04/2024

Pelo segundo ano, o maior festival global de documentários cidadãos acontece no Brasil. Iniciativa estimula e...

Categorias