20 abril, 2024

Últimas:

Reconhecimento russo de regiões separatistas na Ucrânia seria “ataque sem armas”, diz França

Anúncios

O ministro das Relações Exteriores da França disse nesta terça-feira que se Moscou reconhecer duas regiões separatistas apoiadas pela Rússia no leste da Ucrânia como independentes seria o mesmo que um “ataque sem armas”.

A câmara baixa do Parlamento russo votou mais cedo nesta terça-feira para pedir ao presidente Vladimir Putin que reconheça as autodeclaradas Repúblicas Populares de Donetsk e Luhansk, na área conhecida como Donbass, onde as forças separatistas lutam contra o exército ucraniano desde 2014.

Anúncios

“Se isso fosse aplicado, seria uma situação impossível e seria uma espécie de ataque sem armas. Seria uma violação da soberania da Ucrânia”, disse o ministro das Relações Exteriores, Jean-Yves Le Drian, em uma audiência parlamentar.

A França, ao lado da Alemanha, Rússia e Ucrânia, formam o chamado grupo da Normandia, criado para acabar com o conflito no leste da Ucrânia.

Anúncios

O conflito faz parte de uma crise mais ampla, com os Estados Unidos alertando que a Rússia pode atacar a Ucrânia a qualquer momento com uma força de mais de 100.000 soldados reunidos perto de suas fronteiras. A Rússia nega tal plano e acusa o Ocidente de histeria.

O Kremlin disse nesta terça que algumas de suas tropas estavam retornando as suas bases após exercícios perto da Ucrânia e ironizou as advertências ocidentais sobre uma invasão iminente, mas a Otan e os Estados Unidos disseram que ainda não viram nenhuma evidência de uma desescalada que possa evitar a guerra.

Fonte: Yahoo!

Últimas

Produção de plástico deve triplicar até 2060

Produção de plástico deve triplicar até 2060

20/04/2024

Geração de produtos plásticos colabora com poluição dos oceanos, aumentando de 23 a 37 milhões de...

Categorias