23 abril, 2024

Últimas:

Presos são tratados ‘pior do que animais’ na Coreia do Norte, diz Human Rights Watch

Anúncios

Tortura, humilhação e confissões forçadas são práticas comuns no sistema de justiça norte-coreano, que trata seus presos “pior do que os animais”, de acordo com relatório da ONG Human Rights Watch (HRW) publicado nesta segunda-feira (19).

A organização de direitos humanos com sede nos Estados Unidos entrevistou dezenas de ex-prisioneiros, assim como autoridades da Coreia do Norte. O relatório revela as difíceis condições em centros de detenção norte-coreanos, onde castigos físicos são frequentes.

Anúncios

A Coreia do Norte é um país fechado e pouco se sabe sobre o funcionamento de seu sistema judiciário, sobre o qual recaem críticas de violações de direitos humanos em larga escala. Os entrevistados alegaram que a prisão preventiva é “particularmente dura” e que os detidos são maltratados, sendo muitas vezes espancados.

Tudo por uma confissão

“Os regulamentos dizem que os detidos não devem ser espancados, mas nós precisamos de uma confissão durante a investigação”, afirma um ex-policial. “Então você tem que bater neles para conseguir a confissão.”

Anúncios

Alguns ex-detentos disseram que foram forçados a se ajoelhar ou sentar com as pernas cruzadas, sem se mover, por até dezesseis horas seguidas, e qualquer movimento poderia terminar em punição.

Outros entrevistados dizem que foram espancados com varas, cintos de couro ou socos, e que tiveram que correr em volta do pátio da prisão mil vezes. “Lá você é tratado pior do que um animal, é isso que você acaba virando”, disse Yoon Young Cheol, um ex-presidiário.

Abusos sexuais

Mulheres entrevistadas disseram que foram abusadas sexualmente. Kim Sun Young, uma ex-comerciante de aproximadamente 50 anos e que fugiu da Coreia do Norte, em 2015, contou que foi estuprada por seu investigador em um centro de detenção. Outro policial a tocou durante o interrogatório, acrescentou ela, dizendo que não tinha forças para se opor.

Em seu relatório, a HRW apela a Pyongyang para acabar com a “endêmica e cruel tortura, bem como com o tratamento degradante e desumano em seus centros de detenção.”

A ONG ainda pede à Coreia do Sul, aos Estados Unidos e a outros países membros da ONU que “pressionem o governo norte-coreano”.

Em situações semelhantes, a Coreia do Norte tem afirmado respeitar os direitos humanos. O país se defende dizendo que as críticas da comunidade internacional representam uma campanha de difamação com o objetivo de “minar o sistema socialista sagrado”.

Fonte: Yahoo!

Últimas

Cerimônia de entrega do prêmio Japan Prize de 2024 é realizada com a presença do imperador e da imperatriz do Japão

23/04/2024

Prof. Sir Brian J. Hoskins e prof. John Michael Wallace na área de Recursos, Energia, Meio...

Categorias