28 março, 2024

Últimas:

Prefeitura de Conchas desiste de fechar hospital para apurar denúncias da filha do secretário de saúde

Anúncios

Horas depois de anunciar o fechamento do hospital de Conchas (SP), a prefeitura voltou atrás e disse que vai manter a unidade em funcionamento.

Em uma live na manhã desta segunda-feira (31), o prefeito Julinho Tomazela (PSDB) havia dito que iria suspender as atividades do hospital temporariamente para apurar as denúncias feitas pela filha do secretário de Saúde na semana passada.

Anúncios

Na quinta-feira (27), a enfermeira Suellen Chaguri chegou a ser presa em flagrante depois de danificar objetos do hospital e desacatar policiais militares. Ela foi solta no dia seguinte durante audiência de custódia.

Em uma live na delegacia, a funcionária alegou que o pai dela, Miguel Chaguri, mandou a advogada da prefeitura prendê-la porque ela expôs “verdades” sobre a Secretaria de Saúde do município.

Anúncios

Prefeitura de Conchas anuncia fechamento de hospital para apurar denúncias feitas por filha de secretário de saúde — Foto: Facebook/Reprodução
Prefeitura de Conchas anuncia fechamento de hospital para apurar denúncias feitas por filha de secretário de saúde (Foto: Facebook/Reprodução)

A partir disso, a prefeitura anunciou que iria fechar o hospital de Conchas para que uma empresa de auditoria pudesse recolher materiais, documentos e arquivos para dar andamento ao processo administrativo e apurar as denúncias feitas pela enfermeira.

Segundo a prefeitura, o fechamento seria temporário, para que nenhuma prova fosse perdida ou alterada durante as investigações. Enquanto isso, os internos seriam transferidos para outras unidades e uma UBS seria aberta para atendimentos emergenciais.

No entanto, Tomazela informou que desistiu de fechar o hospital depois de uma reunião com o Departamento Regional de Saúde (DRS) no início da tarde.

A prefeitura chegou a conclusão de que o fechamento do pronto-socorro e enfermaria iria causar transtornos aos pacientes e decidiu fechar, durante as investigações, apenas a parte administrativa no hospital, que guarda documentos e computadores, e a Secretaria de Saúde.

Prisão e denúncias

De acordo com a Polícia Civil, a PM foi acionada ao hospital de Conchas na quinta-feira (27) depois que a enfermeira Suellen Chaguri se recusou a assinar uma advertência administrativa e passou a desacatar outros funcionários. A polícia informou que ela danificou objetos da unidade e quebrou um computador.

A Polícia Militar foi até o hospital e levou a enfermeira até a delegacia de Conchas, onde ela permaneceu presa por dano ao patrimônio, desacato e desobediência.

No período em que esteve na delegacia, ela fez a live nas redes sociais. No vídeo, a enfermeira disse que foi advertida pela direção do hospital porque ela teria retirado um computador do ambulatório da Covid no hospital e estava sendo presa porque expôs “verdades” sobre a Secretaria de Saúde do município.

Filha de secretário de saúde fez live após ser presa em Conchas (SP) — Foto: Facebook/Reprodução
Filha de secretário de saúde fez live após ser presa em Conchas (SP) (Foto: Facebook/Reprodução)

No dia seguinte, ela foi solta pela Justiça na audiência de custódia, com aplicação de medidas cautelares. Segundo a advogada de Suellen, na audiência, a defesa aproveitou para expor ao juiz as denúncias feitas pela enfermeira contra a Secretaria de Saúde de Conchas.

A advogada Silvana Dimitrov contou que Suellen costumava a ajudar o pai no cargo de secretário, mas começou a perceber esquemas aparentemente ilícitos dentro da pasta, como a contratação terceirizada de médicos, com superfaturamento de salários; esquema de cobrança indevida de plantões médicos que não foram realizados; atestados médicos indevidamente assinados por funcionários; ausência de notificação de mortes e internações por Covid à DRS; entre outros.

A defesa afirmou que, um dia antes de ser presa, Suellen fez uma live denunciando essas possíveis irregularidades e que, por isso, foi surpreendida com a advertência administrativa no hospital.

Sobre as denúncias, a Justiça determinou que os autos fossem encaminhados à 2ª Promotoria de Justiça de Conchas para apurar as irregularidades narradas pela enfermeira. Em nota, o Ministério Público disse que “tomou ciência dos fatos veiculados, registrou-os e está analisando as medidas legais adequadas a serem tomadas”.

Posicionamentos

Sobre a prisão da enfermeira, o prefeito de Conchas, Julinho Tomazela (PSDB), disse em um vídeo nas redes sociais que a ocorrência foi causada inicialmente por um desentendimento familiar, que foi “potencializado por opositores políticos”.

Disse ainda que a prefeitura está apurando o caso e que Suellen foi presa por dano ao patrimônio, e não a pedido da administração municipal.

Já o secretário de Saúde Miguel Chaguri lamentou o ocorrido, nas redes sociais, e disse que a servidora Suellen Chaguri retirou sem autorização um computador do ambulatório de síndromes gripais, o que fez com que os funcionários precisassem preencher a mão os formulários da unidade.

Por conta disso, a Secretaria de Saúde disse que elaborou uma notificação de advertência, mas que Suellen “estava totalmente alterada, dizendo que não assinaria a advertência, e passou a agredir com palavras a todos os presentes”.

A pasta informou que a enfermeira danificou objetos e foi abordada por dois policiais que estavam no hospital para atender uma outra ocorrência. Segundo o secretário, os PMs tentaram convencer a servidora a se retirar do local, mas a ordem não foi acatada e ela foi presa em flagrante.

Fonte: G1 – Foto: Airton Salles Jr/TV TEM

Últimas

Advogada lança formação completa em Legal Design

Advogada lança formação completa em Legal Design

28/03/2024

Segundo a especialista Gabriella Ibrahim, metodologia facilita o entendimento da linguagem jurídica e também otimiza a...

Categorias