Os nove prefeitos da Baixada Santista devem decidir se fecham ou não as praias da região na próxima semana. Em entrevista ao programa Café da Manhã, da TV Cultura Litoral, o prefeito de Bertioga, Caio Matheus (PSDB), anunciou que os gestores municipais se reunirão na segunda ou terça-feira (21 ou 22 de dezembro) para discutir ações para desestimular aglomerações no período de festas.
A proposta principal, segundo Caio, é a restrição do uso das praias entre os dias 24 e 27 de dezembro e de 31 dezembro a 3 de janeiro. “É grande a nossa preocupação com a vinda de turistas no feriadão de Natal e Ano Novo. Projeções feitas 3 meses atrás idicam que teremos incremento cerca de 20% no turismo doméstico, por conta das restrições em viagens internacionais e facilidade de acesso à Baixada Santista”, explicou o prefeito.
As cidades em questão, no entanto, não possuem efetivo suficiente para fiscalizar as ações. “Vamos receber dia 21 de dezembro, 195 policiais militares, aumento de 25% em relação ao ano passado. Mas para fiscalizar durante o feriadão, precisamos que o estado mande mais efetivo”, disse.
Na última terça-feira, 15, os prefeitos participaram de uma reunião no Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana Baixada Santista (Condesb) e elaboraram um ofício solicitando apoio ao governador do estado, João Doria (PSDB), que demonstrou interesse em realizar ações conjuntas.
OPERAÇÃO DESCIDA
Em oposição às tentativas de conter o turismo, a concessionária Ecovias realiza, no fim do ano, a Operação Descida, na qual a descida de São Paulo para o litoral é feita pela rodovia dos Imigrantes e pela via Anchieta, e a subida é feita somente pela Anchieta. “É um contracenso, não vejo sentido algum estimular a descida de turistas, facilitando, através da Operação Descida, privilegiando diversas faixas da Imigrantes, deixando só a Anchieta pra subir e todas pra descer. Todos os prefeitos são contrários a isso”, disse Caio Matheus.
AMBULANTES
Durante o programa, diversos ambulantes enviaram questionamentos sobre a liberação do trabalho durante Natal e Ano Novo. O prefeito garantiu que não haverá fechamento definitivo das praias e afirmou que os ambulantes poderão trabalhar na temporada: “Todos os ambulantes sabem do meu entendimento. Saúde em primeiro lugar, mas precisamos pensar na saude econômica do nosso munícipio. Fiquem tranquilos que o que eu disse continua da mesma forma. Bertioga não vai fechar a praia por definitivo. Se houver fechamento será pontual, no Natal e na virada de ano, porquê vai ser incontrolável. É uma loucura [essa época]”,
Fonte: Sistema Costa Norte de Comunicação