Botucatu: Das 4 mulheres eleitas, apenas Rose e Erika se pronunciaram contra a atitude de Fernando Cury. Claudia Gabriel lamentou o fato, e Alessandra Lucchesi, da base do Governo que teve apoio do Deputado, não se manifestou

AdSense Postagem 01

Postagem Única 01 Mobile

* atualizada às 15h25

Nas eleições municipais deste ano, Botucatu elegeu o maior número de mulheres para a Câmara Municipal em sua história. As 4 mulheres eleitas foram diplomadas nesta sexta-feira, 18.

Com grande repercussão nacional, o caso de assedio – com filmagem – do deputado estadual de Botucatu, Fernando Cury, cometido contra a deputada estadual Isa Penna, durante uma sessão da Alesp, na noite da última quarta-feira, 16, se tornou pauta e todos os jornais, sites, programas de televisão e rodas de conversa.

A reportagem do Jornal Leia Notícias procurou as vereadores eleitas: Rose Ielo (PDT), Erika Liao (Republicanos), Cláudia Gabriel (DEM) e Alessandra Lucchesi (PSDB) e as questionou sobre a atitude do deputado estadual Fernando Cury contra uma mulher parlamentar.

Porém, apenas as vereadora Rose Ielo e Erika Liao Tiago concordaram em se pronunciar sobre a atitude do deputado de Botucatu. A vereadora Cláudia Gabriel se pronunciou após a reportagem já estar no ar. Já a vereadora Alessandra Lucchesi, que integra a base do Governo atual, que teve apoio de Fernando Cury na última eleição e também apoiou o deputado em sua campanha, não respondeu, apesar de ter recebido e visualizado a mensagem da reportagem, além de ter sido contatada por telefone, mas não ter atendido as ligações.

Rose Ielo, vereadora reeleita, destacou que não tem apoio político do Deputado Fernando Cury, se disse indignada e enojada com a forma traiçoeira e dissimulada que o parlamentar agiu:

“Inicialmente, informo que não tenho apoio político do Deputado Fernando Cury. E como já manifestado no Facebook, na página do PDT, meu Partido, repudio o ato do Deputado Fernando Cury, ocorrido no Plenário da Assembléia, em frente a Mesa Diretora e do Presidente, assim como foi repudiado pela imprensa nacional por Homens e Mulheres. Ao assistir o vídeo, ficamos indignadas e enojadas, inclusive pela forma traiçoeira e dissimulada contra Deputada Isa Penna.

O Ato desrespeitoso deve ser apurado por Decoro Parlamentar com as providências punitivas pela Assembléia e demais órgãos competentes. O péssimo exemplo do Ato do Deputado deve ser reprimido para que todos saibam que nenhum homem desrespeite a Mulher e em qualquer parte do seu corpo”.

A vereadora Erika Liao Tiago também destacou que não teve apoio de Fernando Cury e não aceitaria, por lutar contra os ideais dele. Ela ainda disse que é contra qualquer ato viole as condições físicas e emocionais de qualquer mulher:

“Eu, como mulher e vereadora eleita da cidade de Botucatu, gostaria de deixar explícito que sou contra qualquer ato que envolva a honra, moral e princípios que norteiam o respeito e violem as condições físicas e emocionais de qualquer mulher.

Afinal, sou mulher e as defenderei no Poder Legislativo transcrevendo políticas públicas para a segurança e saúde da mulher.

Motivo esse que acredito que devemos aguardar a Comissão de Ética da ALESP e se for o caso, as autoridades policiais.

Não tive apoio e não aceitaria, eu luto contra os ideais dele”.

Após a reportagem já ter sido publicada, a vereadora Cláudia Gabriel respondeu a mensagem. Ela explicou que antes estava fazendo um procedimento de saúde e por isso a demora na resposta.

Ela lamentou o fato e disse que aguarda que a Justiça apure e chegue a uma conclusão do fato:

“Como vereadora eleita pelo DEM, com 1.226 votos, em grande maioria apoiada por mulheres, venho através desta nota me manifestar sobre os acontecimentos envolvendo o Deputado Estadual Fernando Cury (Cidadania) e a Deputada Isabella Penna (Psol) na Assembleia Legislativa de São Paulo. Lamento muito o fato o ocorrido. Cabe agora a Justiça e a Comissão de Ética da Alesp apurarem os fatos, e chegar à uma conclusão deste caso”

O espaço segue aberto, caso a vereadora Alessandra decida se pronunciar sobre o fato.

Leia Notícias

Postagem Única 02 Mobile

Anunciantes