Anúncios
Use a criatividade para decorar sua casa sem gastar muito e com muita praticidade
O papel de parede é uma forma interessante de repaginar a decoração de forma prática e sem pesar no orçamento. São várias opções de cores, estampas, efeitos e até texturas para mudar a cara do seu ambiente.
O material é uma ótima opção justamente porque a mudança não é permanente e não faz a sujeira de uma pintura ou reforma, por exemplo. É só escolher, aplicar e pronto!
Anúncios
Para quem está pensando em fazer uma modificação assim, chegou a hora de tirar a ideia do papel. Hoje, nossas dicas são de para quem quer colocar papel de parede na cozinha e na sala de jantar. Preparados?
Vantagens do papel de parede
Não é de hoje que o uso de papel de parede encanta os amantes de decoração. O item fez sucesso logo após seu surgimento e depois, por um tempo, foi deixado de lado; as superfícies que já tinham um passaram a ser consideradas fora de moda.
Anúncios
Mas, nos últimos anos, a tendência voltou com tudo. Isso aconteceu justamente porque as pessoas querem deixar a casa com mais personalidade sem gastar muito e sem precisar contratar alguém para fazer a mudança. Entre outras vantagens do papel de parede podemos citar:
- Versatilidade;
- Aplicação rápida e fácil;
- Pode ser usado em qualquer parede;
- É fácil de limpar;
- Diferentes faixas de preço;
- Dura muito tempo.
Papel de parede para cozinha
Muita gente pensa que papel de parede não é uma boa opção para a cozinha porque nela há muito contato com água e gordura. E até algum tempo atrás a aplicação realmente não era uma boa ideia.
Mas, hoje, a tecnologia trouxe revestimentos que podem ser aplicados em todos os cômodos, inclusive na cozinha. Eles são mais resistentes e laváveis, o que garante uma durabilidade muito maior e uma aparência bonita por mais tempo. Então pode investir sem medo!
Na cozinha, a tendência são as cores. Afinal, porque não tornar o ambiente um local divertido? Aposte em papéis de parede com cores vivas e estampas. Há quem goste também de fazer o ambiente temático, com imagens de frutas e comida.
Outra opção são os elementos gráficos. Essa aposta já vai para a linha mais sóbria e sofisticada e combina bem com o estilo de cozinha industrial, contemporâneo e art déco.
Aos que acham que decorar toda a cozinha com papel de parede pode sobrecarregar o espaço, é possível fazer diferente. Já pensou em levar a decoração colorida e estampada para o teto? Sim, é uma tendência no Pinterest, rede social que os fãs de decoração amam, e dá um ar totalmente diferente ao cômodo.
Papel de parede para sala de jantar
Como a sala de jantar é um local onde você reúne a família e os amigos, ele merece uma atenção especial, não é? E alguns tipos de papel de parede podem dar uma cara nova ao ambiente. Os que mais combinam são os papéis de parede:
- 3D;
- com textura;
- estampados;
- geométricos;
- de tijolinho;
- listrado;
- que imitam madeira.
Existe uma infinidade de modelos. O que você deve levar em conta é o restante da decoração da casa. Mas, se você estiver com vontade de trocar os móveis da sala de jantar, é a hora perfeita para pensar em qual estilo você quer dar ao local.
Para dar amplitude ao espaço, uma ótima ideia é acrescentar boiseries e espelhos. Eles complementam a decoração e dão um elemento de sofisticação e elegância à sala de jantar.
O toque final ao ambiente pode ser trazido com a iluminação. Dos lustres mais clássicos às luminárias mais modernas, a luz é um ponto para usar e abusar na hora de repaginar sua casa.
Como aplicar papel de parede
O papel de parede vem em forma de adesivo e é bem prático de aplicar. Você pode aplicá-lo sozinho depois dessas dicas que vamos te dar:
Passo 1: Cheque a parede e veja se ela está lisa e sem mofo ou umidade. Se não estiver nivelada, é preciso passar a lixa antes; caso ela tenha infiltração, resolva o problema antes para não desperdiçar papel de parede;
Passo 2: Faça o preparo da parede com uma lixa. Dessa forma, você consegue consertar todas as pequenas imperfeições e deixar a superfície pronta para receber o papel;
Passo 3: Prepare o papel tirando a medida, fazendo marcações com lápis e cortando a quantidade certa de aplicar. Deixe 5 cm a mais no começo e no final. É importante cortar de forma bem reta. Para papel de parede com estampa ou com outros padrões, é importante localizar o começo da imagem e sempre dar continuidade a ela nas colagens seguintes;
Passo 4: Use os 5 cm que você deixou. Deixe-os sobrando novamente na parte de cima e de baixo da parede e marque-os com uma dobradura para saber onde começar. Descole o adesivo e comece a aplicar de cima para baixo. A colagem acontece aos poucos: você descola alguns centímetros e vai alisando o papel para evitar bolhas.
Passo 5: Para finalizar, corte o que sobrou do papel nas extremidades com um estilete. Depois, use um rolete e aplique cola para papel de parede em toda a parede onde a decoração foi aplicada.
Pronto! Agora é só escolher o melhor papel de parede para cada cômodo e caprichar na decoração, com móveis e detalhes personalizados para deixar a casa com a sua cara.