Confira dicas para ficar da cor do verão mesmo sem sol

Confira alimentos que dão um bronzeado natural ou ajudam a manter a cor e outros segredos para uma pele bonita.

Todo mundo ama aquela cor iluminada de uma pele bronzeada. Conseguir esse efeito é o sonho de muitas pessoas, que vivem procurando dicas de como ficar com a cor do verão. Usar bronzeadores durante as exposições é uma forma de conseguir a tão sonhada cor e também de mantê-la por mais tempo. É importante nunca esquecer de usar o protetor solar, já que a exposição exagerada aos raios solares pode causar envelhecimento precoce e até câncer.

O problema é que não é sempre que conseguimos tomar sol para conseguir o efeito bronzeado. Seja por falta de tempo para ir à praia ou clube e até mesmo por falta de sol, que não dá as caras todos os dias em algumas estações do ano. A boa notícia é que esse problema tem solução. É possível conseguir uma pele com tonalidade que lembra o bronzeado ou manter a cor adquirida por mais tempo sem, necessariamente, se expor ao sol. Como? A lista a seguir dá algumas dicas.

Coma muito betacaroteno

O betacaroteno é um pigmento natural encontrado em vários alimentos e estimula a produção de melanina, responsável por dar cor à pele e deixá-la com a aparência mais saudável.  Há quem diga que a pele fica até mais alaranjada quando se consome muito betacaroteno. Cenoura, beterraba, abóbora, mamão, manga, espinafre, couve, agrião e rúcula são alguns dos alimentos ricos nesse nutriente, mas a lista é muito maior.

Reforce o consumo das vitaminas A, C e E

A vitamina A também é importante para a saúde da pele. Ela ajuda a combater os radicais livres e a evitar manchas durante a exposição ao sol. Também estimula a regeneração celular, o que deixa a sua pele mais bonita e iluminada. Ovo, leite, batata doce e caqui são exemplos de alimentos ricos em vitamina A.

A vitamina C é outra que influencia na aparência da pele, combatendo os radicais livres e participando da formação do colágeno, diminuindo a flacidez. A vitamina C também fortalece nossa imunidade, o que quer dizer que consumi-la é uma ótima forma de ficar com aquela “cor de saúde.” As frutas cítricas são ótimas formas dela.

Já a vitamina E ajuda a combater o ressecamento da pele, que faz com que o bronzeado desapareça mais rápido. Ela deixa a pele com aparência de hidratada e também é essencial nos cuidados pós-sol. Abacate, azeite e avelã são boas fontes dessa vitamina, presente ainda em vários cosméticos.

Use autobronzeador

Os autobronzeadores têm em sua composição uma substância chamada DNH, que reage com os aminoácidos presentes na pele, realçando sua cor. Esses produtos também ajudam a manter a pele hidratada e são ótimas opções para quem não pode pegar uma cor do jeito natural.

Para ter um bom efeito, é importante seguir as orientações de aplicação presentes no rótulo do produto escolhido. Caso contrário, a pele pode ficar manchada. Se possível, consulte um dermatologista para que ele indique o autobronzeador perfeito para você.

Também existem opções de pílulas autobronzeadoras: suplementos em cápsula que contêm nutrientes que contribuem para deixar a pele iluminada. A maioria tem justamente as vitaminas dos tópicos anteriores + betacaroteno.

Considere o bronzeamento artificial

Outra alternativa para ficar com a cor do verão sem tomar sol é o bronzeamento artificial, mas o procedimento deve ser feito em uma clínica estética de sua confiança. Um dos jeitos mais seguros de fazer isso é com a aplicação de sprays com substâncias que interagem com a queratina da pele.

Antigamente, eram comuns as câmaras de bronzeamento, onde a pessoa recebia diretamente raios UVA e UVB, como se estivesse mesmo exposta ao sol. No entanto, por conta dos riscos, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) não recomenda mais esse tipo de procedimento.

Scroll Up