Trump culpa Biden pela ‘inaceitável’ ascensão dos talibãs no Afeganistão

O ex-presidente americano Donald Trump criticou seu sucessor Joe Biden nesta quinta-feira (12) por não impor condições à retirada militar dos Estados Unidos no Afeganistão e disse que a violenta ascensão dos talibãs é “inaceitável”.

O republicano Trump afirmou que a retirada das tropas americanas, que o democrata Biden prevê para 31 de agosto e que já está quase finalizada, teria sido “uma retirada muito diferente e muito mais bem-sucedida” se ele ainda fosse presidente.

Sob o mandato de Trump, os Estados Unidos negociaram um acordo com os talibãs em Doha em 2020, segundo o qual os Estados Unidos retirariam todas as suas tropas em maio de 2021 em troca de diversas garantias de segurança.

Essas garantias incluiam a promessa dos militantes de manterem negociações de paz com o governo de Cabul, de não atacarem os Estados Unidos nem seus interesses e de não apoiarem grupos como o Al Qaeda para que ataquem os Estados Unidos.

Quando Biden assumiu o poder no início deste ano, atrasou o prazo da retirada e não estabeleceu condições para isso.

“Se eu fosse presidente agora, o mundo veria que nossa retirada do Afeganistão seria uma retirada baseada em condições”, afirmou Trump em nota.

“Pessoalmente, mantive negociações com altos líderes talibãs, nas quais eles compreenderam que o que estão fazendo agora não teria sido aceitável”, disse.

“Teria sido uma retirada muito diferente e muito mais bem-sucedida e os talibãs entenderam isso melhor do que ninguém”, criticou Trump.

Trump, que apesar de ter perdido as eleições continua sendo a maior força do Partido Republicano, não deu detalhes do que teria feito para frear os avanços dos insurgentes.

As autoridades de Cabul perderam o controle da maior parte do norte e oeste do Afeganistão, enquanto várias cidades ao longo do país são disputadas.

Alguns funcionários americanos temem que os talibãs tomem o controle da capital Cabul nos três meses seguintes à data limite de 31 de agosto.

Fonte: Yahoo!

Scroll Up