24 abril, 2024

Últimas:

O ar-condicionado deixa o ar mais limpo? Entenda

Anúncios

Nos dias quentes, tudo o que a gente quer é chegar em um ambiente fechado, ligar o ar-condicionado e deixar o calor lá fora. Em muitas cidades do Brasil, onde a temperatura é alta durante a maior parte dos dias, o aparelho é um item indispensável.

Contudo, você sabia que, além de deixar o ambiente mais arejado, o uso desse tipo de equipamento influencia na qualidade do ar? Sua utilização pode evitar a proliferação de micro-organismos e partículas nocivas à nossa saúde.

Anúncios

No entanto, para isso, a temperatura precisa estar regulada, assim como a limpeza e manutenção do ar-condicionado devem estar sempre em dia. Caso contrário, a climatização artificial pode piorar a qualidade do ar, em vez de melhorá-la.

Como estes aparelhos funcionam?

O funcionamento de uma máquina como essa depende de seu modelo específico, mas, em geral, o que acontece é um processo semelhante ao de uma geladeira. Ou seja, o ar externo é “condicionado” dentro do sistema do aparelho, que devolve ar refrigerado para o ambiente.

Anúncios

Trata-se de um sistema complexo, mas o que acontece é o seguinte:

  • um ventilador suga o ar quente do ambiente;
  • esse ar passa por serpentinas preenchidas por R-22, uma mistura líquida de cloro, flúor e carbono, que evapora a 7 graus;
  • ao absorver o calor, esse produto se transforma em gás;
  • esse gás passa por um aumento de pressão, que o aquece e o manda para um condensador;
  • no condensador, o gás troca calor com o ambiente e volta ao seu estado líquido;
  • uma válvula faz com que ele perca pressão e retorne ao ambiente mais frio,
  • o processo recomeça, em um ciclo que dura enquanto o aparelho estiver em funcionamento.

No entanto, como explicamos, cada modelo tem suas peculiaridades, portanto, conhecê-las pode te ajudar a escolher qual é o mais adequado para o seu ambiente.

Split

Este é um dos modelos mais populares, por ser eficiente, de fácil instalação e fazer pouco barulho. Ele possui uma condensadora e uma evaporadora que, como o nome diz, separam o ar.

Na condensadora, o ar é resfriado ou aquecido. A evaporadora o distribui pelo ambiente, assim como retira o ar usado de seu interior. Este modelo é praticamente uma evolução daquele de janela.

Janela

Este é um dos modelos mais acessíveis, por isso, ainda é um dos mais utilizados no Brasil. No entanto, ele é maior e faz mais ruído. Nele, evaporadora e condensadora ficam juntas no mesmo gabinete.

Quais cuidados preciso ter?

O primeiro cuidado é sempre limpar o aparelho, pois não fazer isso pode significar que o ar que passa lá dentro seja devolvido para o ambiente cheio de sujeira. Isso pode causar e agravar, especialmente, as doenças respiratórias.

Também é bom que o ar do ambiente seja renovado periodicamente, com a abertura das janelas uma vez ao dia, quando você não estiver utilizando o ar-condicionado, por exemplo.

O motivo é que, em um ambiente fechado, as pessoas geram dióxido de carbono (CO2), substância que pode fazer mal para a saúde, influenciando, inclusive, na nossa sensação de cansaço. A iluminação natural também é necessária para eliminar algumas bactérias, ácaros e mofo.

Além disso, os órgãos reguladores publicam algumas normas e recomendações que garantem uma melhoria da qualidade do ar em ambientes que utilizam o ar-condicionado. Algumas delas se aplicam aos fabricantes, outras à instalação e ao uso, como as regras para manutenção.

Existe uma temperatura ideal?

Segundo recomendação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), a temperatura ideal é aquela entre 21ºC e 23ºC, independente de quantos graus está fazendo do lado de fora.

Essa temperatura é confortável para o nosso organismo e evita o choque térmico. Vários estudos mostram que, tanto graus muito altos, quanto muito baixos, prejudicam nossa concentração e produtividade. Então, é bom ficarmos atentos.

Conteúdo Produzido para o Jornal Leia Notícias

Últimas

Categorias