Novo sistema de comunicação busca maior eficiência aos atendimentos do SAMU 192 em Botucatu

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192) de Botucatu acaba de adquirir um novo sistema de comunicação que irá auxiliar muito a rotina de trabalho e otimizar ainda mais o tempo de resposta no atendimento à população. Os celulares foram substituídos por rádios de alta frequência, instalados na Central de Regulação, ambulâncias e que inclusive podem ser carregados de forma portátil pelo profissional que estiver em plena ação.
Além dos aparelhos, foi instalada uma TV 42 polegadas também na Central de Regulação do SAMU 192. O sistema interage com o Google Earth e permite traçar a melhor rota até o local do chamado, observando possíveis trechos em congestionamento e que possam  atrapalhar o deslocamento das viaturas. A intenção é que, com o tempo, as bases e viaturas do SAMU 192 em Pardinho, Areiópolis e Anhembi que estão integradas com a Central de Regulação de Botucatu, também possam contar com este mesmo serviço de comunicação.
“Nossa intenção é diminuir ainda mais o tempo resposta de atendimento ao cidadão, que hoje é de 12 minutos em média. Ainda estamos no período de testes, mas já deu para observar que este sistema ajudará muito no nosso serviço porque possibilita um monitoramento em tempo real das nossas equipes na rua, inclusive detalhando a velocidade das ambulâncias. Sem falar que o rádio consegue ser mais eficiente que o sinal do celular, especialmente nas áreas mais distantes como a zona rural”, avalia Enfª Priscila Masquetto Viera de Almeida, coordenadora geral do SAMU regional Botucatu.
Sobre o SAMU 192
O SAMU 192 realiza o atendimento de urgência e emergência sempre quando acionado pelo telefone gratuito 192. Ele funciona 24 horas por dia e atende às urgências de natureza traumática, clínica, pediátrica, cirúrgica, ginecológico-obstétrica e de saúde mental da população.
Em Botucatu o serviço está em operação desde julho de 2011 e abrange também os municípios de Pardinho, Areiópolis e Anhembi .Ele já atendeu a mais de 150 mil ligações pelo telefone gratuito 192, além de ter enviado ambulâncias a cerca de 30,9 mil casos.
A equipe é formada por profissionais de saúde como médicos reguladores e intervencionistas, telefonistas auxiliares de regulação médica (TARM), rádio operadores (RO), enfermeiros, técnicos/auxiliares de enfermagem, condutores socorristas e lavadores de ambulância.
Entre o deslocamento da ambulância e o tempo de resposta efetivo do paciente, o tempo de atendimento do SAMU 192 em Botucatu gira em torno de 7 a 12 minutos em média. O preconizado pelo Ministério da Saúde é que o serviço seja realizado no máximo em 15 minutos.
Essa agilidade no atendimento tem ajudado a reduzir o número de óbitos, o tempo de internação em hospitais e as sequelas decorrentes da falta de socorro precoce como nos casos de AVC (Acidente Vascular Cerebral). Por isso, o SAMU 192 de Botucatu está entre os melhores serviços do Estado de São Paulo e um dos mais bem avaliados do Brasil.
Quando chamar o SAMU 192?
Problemas cardiorrespiratórios graves
Dor aguda no peito
Convulsão
Acidentes ou agressão com armas “brancas” ou de fogo
Suspeita de derrame (AVC): alteração na fala ou na face e falta de força nos braços
Intoxicação
Queimaduras graves
Crises hipertensivas
Afogamentos
Choque elétrico
Desmaios
Acidentes com traumas graves
Trabalho de parto onde há risco de morte da mãe/feto
Quaisquer outros casos de ameaça à vida
Serviço
Central de Regulação/SAMU 192 Botucatu
Espaço Saúde Profª Cecília Magaldi
Avenida Santana, 353 – Centro
Telefone: 192

Fonte: Prefeitura Municipal de Botucatu

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