19 abril, 2024

Últimas:

Norte da Itália sofre com fortes chuvas e Veneza volta a alagar

Anúncios

Veneza foi novamente afetada por inundações neste domingo (24). Várias regiões do norte da Itália também foram atingidas pelo mau tempo, com chuvas que já duram cerca de duas semanas.

Dez dias depois de sofrer com uma maré alta sem precedentes nas últimas décadas, Veneza foi atingida por um novo “Acqua Alta”, com um pico de 130 cm acima do nível médio do mar. A inundação ainda está longe dos 187 cm registrados no dia 12 de novembro, quando a água esteve no maior nível desde 1966.

Anúncios

Imagens mostraram pessoas na região da famosa Praça San Marco, o ponto mais baixo da cidade, com água na altura do joelho.

Turistas caminham em ruas alagadas de Veneza neste domingo (24) — Foto: Miguel Medina/AFP
Turistas caminham em ruas alagadas de Veneza neste domingo (24) (Foto: Reprodução)

Na tarde deste domingo ocorreu uma manifestação a favor do coletivo “No Grandi Navi” (não aos grandes navios, em português).

Anúncios

O objetivo do grupo é denunciar a falta de ação das autoridades para proteger o patrimônio de Veneza diante do turismo desenfreado.

Manifestantes protestam em Veneza, na Itália, contra o turismo desenfreado e seus efeitos na cidade — Foto: Miguel Medina/AFP
Manifestantes protestam em Veneza, na Itália, contra o turismo desenfreado e seus efeitos na cidade (Foto: Reprodução)

Os manifestantes também exigem uma suspensão do projeto MOSE (sigla para Módulo Experimental Eletromecânico), o sistema anti-inundação ainda em construção.

Testes recentes permitiram identificar vibrações e ferrugem, mas, segundo o governo, o sistema está “93% pronto” e será concluído no meio do ano de 2021.

Turistas caminham em ruas alagadas de Veneza neste sábado (24) — Foto: Miguel Medina/AFP
Turistas caminham em ruas alagadas de Veneza neste sábado (24) (Foto: Reprodução)

Chuvas na Itália

O mau tempo ainda assola todo o norte da Itália. A região do Piemonte sofreu fortes chuvas nos últimos dias. A situação mais crítica é na região de Alexandria, que fica ao sul da cidade de Turim, onde 200 pessoas tiveram que ser evacuadas e 600 foram isoladas após o transbordamento de vários rios. Segundo a imprensa local, uma mulher teria desaparecido.

Bombeiro observa transbordamento no rio Po, nos arredores de Turim, na Itália  — Foto: Marco Bertorello/AFP
Bombeiro observa transbordamento no rio Po, nos arredores de Turim, na Itália (Foto: Reprodução)

A Ligúria ainda está sob alerta vermelho, com deslizamentos de terra que causaram o fechamento da rodovia entre Gênova e Ventimiglia, na fronteira francesa.

Mais ao norte, no vale de Aosta, 500 pessoas também foram retiradas de suas casas após o fechamento de várias estradas regionais devido aos grandes riscos de deslizamentos.

Segunda pior enchente registrada causa prejuízo milionário em Veneza
Segunda pior enchente registrada causa prejuízo milionário em Veneza (Foto: Reprodução)

Fonte: Yahoo!

Últimas

O Banco Popular lança uma nova campanha ‘We Follow Your Rhythm’ e introduz a marca sonora

18/04/2024

Anúncios Porto Rico é uma reconhecida plataforma global de talentos musicais, com uma variedade de ritmos...

Categorias