19 abril, 2024

Últimas:

Naufrágio na Líbia deixa três bebês mortos e mais de 100 pessoas desaparecidas

Anúncios

Os corpos de três bebês foram resgatados e mais de 100 pessoas estão desaparecidas após o naufrágio, nesta sexta-feira (29), de uma embarcação de imigrantes ao longo da costa da Líbia, informaram sobreviventes e membros da Guarda Costeira local.

Cerca de 120 imigrantes estavam a bordo de um bote inflável no momento do naufrágio, ocorrido a seis quilômetros da costa líbia, disseram à AFP sobreviventes levados para a região de Al-Hmidiya, 25 quilômetros ao leste da capital, Trípoli.

Anúncios

Na operação, 16 jovens foram resgatados.

A embarcação zarpou de madrugada da cidade costeira líbia de Garabulli, 50 quilômetros ao leste de Trípoli, relataram sobreviventes à AFP.

Anúncios

Algumas horas mais tarde, houve uma explosão a bordo, e o motor pegou fogo. A embarcação começou a arder em chamas, e os migrantes tentaram se proteger, concentrando-se em um dos lados da embarcação.

Segundo agentes da Guarda Costeira, eles foram localizados por pescadores, que alertaram a Marinha.

Testemunhas disseram que várias famílias marroquinas estavam a bordo, assim como iemenitas. Entre os desaparecidos, estão dois bebês e três crianças de 4 a 12 anos, e entre 10 a 15 mulheres.

Outros 345 migrantes foram socorridos nessa mesma região a borde três embarcações.

Em pouco mais de 10 dias, a Marinha líbia resgatou centenas de imigrantes.

Para milhares de migrantes africanos, a Líbia é um país de destino e de trânsito para a costa europeia.

Os países-membros da União Europeia alcançaram um acordo nesta sexta-feira para criar “plataformas de desembarque” para os migrantes fora de seu território, e tentar dissuadir as travessias do Mediterrâneo.

Mas o marechal líbio Khalifa Haftar, que controla o leste do país, rechaçou qualquer “presença militar estrangeira” no sul “sob pretexto da luta contra a imigração clandestina”.

Por enquanto, nenhum país se ofereceu para acolher essas plataformas. O Marrocos já anunciou a sua oposição.

 

Fonte: Yahoo!

Últimas

Botucatu: Ação contra a dengue neste domingo será em três bairros do Setor Sul da Cidade

19/04/2024

Anúncios Em mais uma ação de combate ao mosquito Aedes aegypti, a prefeitura de Botucatu, através...

Categorias