18 abril, 2024

Últimas:

Meningite é mais comum em dias frios e pode levar à morte

Anúncios

O filho da cantora gospel Eyshila, Matheus Oliveira, foi a mais recente vítima de uma meningite viral (Foto: Reprodução)

Em épocas mais frias do ano, crianças, adolescentes e adultos estão mais suscetíveis a contrair um dos vários tipos de meningite. A doença pode ser causada por vírus, bactérias, parasitas e fungos. As mais comuns — bacteriana e viral —, dependendo da gravidade, e do tipo, podem levar à morte.

O filho da cantora gospel Eyshila, Matheus Oliveira, de 17 anos, foi a mais recente vítima de uma meningite viral. O jovem morreu na terça, após complicação da doença.

Anúncios

A meningite é um processo inflamatório das meninges, membranas que envolvem o cérebro. As bacterianas são os casos mais graves, no entanto, a viral também pode causar complicações, como no caso de Matheus.

O infectologista Edimilson Migowski, presidente do Instituto Vital Brazil, explica que existem inúmeros agentes causadores da meningite. Cerca de 60% dos casos no país são causados pelo tipo C da meningite meningocócica (bacteriana).

Anúncios

— É uma emergência grave em qualquer idade. O meningococo (uma das bactérias que causam a meningite) tem subdivisões: A, B, C, W, Y. Para o tipo C, mais comum, há vacinas gratuitas. Na rede privada, há vacinas para os tipos ACWY e uma para o B.

A transmissão acontece pelas vias aéreas. O infectologista do Hospital do Fundão Alberto Chebabo explica que os sintomas da doença são dor de cabeça, febre, vômito, náusea e confusão mental.

— Para bacteriana e viral, é necessária a punção lombar para retirar o líquido encefálico para diagnosticar o tipo de meningite. O tratamento das bacterianas é por meio de antibióticos. No caso da viral, repouso e observação.

Para evitar a doença no inverno, os especialistas recomendam evitar aglomerações e lugares fechados, estar em dia com a vacinação e redobrar a higiene das mãos.

Fonte: Extra

Últimas

Categorias