‘Luz do apocalipse’ intriga moradores durante terremoto no México; vídeo

Um fenômeno de luz natural raro foi observado no México durante o terremoto que atingiu o país na noite de terça-feira (7): ocorrem flashes de luz durante a noite.

Usuários de redes sociais publicaram vídeos do fenômeno, e falou-se, de maneira lúdica, da possibilidade de apocalipse.

Em Acapulco, que foi atingida fortemente pelo terremoto, os flashes começam pouco depois do tremor de terra. Em um momento, a luz parece iluminar os prédios da orla da cidade.

É comum que luzes estranhas surjam durante terremotos. Não há muito consenso científico sobre o que causa os flashes – aliás, nem mesmo se, de fato, é algo que ocorre sempre em terremotos.

Uma hipótese é que há atividade elétrica causada pela fricção entre rochas. E há quem diga que são luzes mais comuns, do cotidiano.

A luz de descarga elétrica não é muito diferente dos raios no céu – esses são resultado de acumulação de carga elétrica nas nuvens.

No caso da luz de terremotos, o flash é resultado do movimento de rochas em camadas do solo, que geram cargas elétricas quando acontecem perto de falhas geológicas da Terra.

Há documentação desse fenômeno desde os anos 1600, de acordo com um comunicado da Associação Sismológica dos Estados Unidos.

Fonte: G1

Scroll Up