26 abril, 2024

Últimas:

Libertadores de 2016 já iguala recorde de campeões

Anúncios

Com vagas colombianas ainda por serem definidas, a Libertadores de 2016 já igualou o recorde que pertencia à edição de 2015: o de número de equipes campeãs na disputa. Entre os clubes classificados para a próxima edição da competição, são 14 os que já levantaram o glorioso troféu crivado de placas. Número que pode aumentar, caso o Atlético Nacional consiga uma vaga na Colômbia.

Em 2015, a Argentina enviou à Libertadores cinco equipes campeãs. Desta vez, serão “apenas” quatro: River Plate, Boca Juniors, San Lorenzo e Racing. Em compensação, os dois gigantes uruguaios, Peñarol e Nacional, estarão juntos na disputa – neste ano, apenas o Nacional jogou a competição. Do Brasil, a exemplo da edição passada, todos os cinco representantes já conquistaram a América: Corinthians, Atlético Mineiro, Grêmio, São Paulo e Palmeiras. Do Chile, virá o Colo Colo. Do Equador, a LDU. Do Paraguai, o Olímpia.

Anúncios

A Colômbia ainda pode enviar à Libertadores o Atlético Nacional, o que aumentaria para 15 o número de campeões. Para acompanhar a disputa pelas últimas vagas no continente, a dica é acompanhar o levantamento do jornalista Leonardo Bertozzi, da ESPN.

O recorde de clubes campeões é garantia de uma Libertadores pesada, cheia de história e bastante disputada. Ainda mais depois da mudança no sorteio promovida pela Conmebol, que anunciará um ranking para determinar os cabeças de chave. Isso deve forçar alguns confrontos entre equipes tradicionais já na fase de grupos. De resto, não é garantia de mais nada.

Anúncios

Porque, se pegarmos as últimas dez edições, em metade delas a Libertadores teve campeão inédito; San Lorenzo (2014), Atlético Mineiro (2013), Corinthians (2012), LDU (2008) e Internacional (2006). Além disso, a última vez que a semifinal teve quatro equipes campeãs foi em 2009, com Estudiantes, Cruzeiro, Grêmio e Nacional. Em 2014, os quatro semifinalistas jamais haviam conquistado um título continental. Em 2013, 2008 e 2006, as semifinais tiveram apenas um time campeão.

Resta saber se a edição de 2016 ficará, como de costume, entre Brasil e Argentina, ou se o título irá para outro país, algo que aconteceu pela última vez em 2008.

Fonte: Yahoo!

Últimas

A importância crescente dos profissionais técnicos no Brasil em uma Era Digital

25/04/2024

Anúncios No Brasil, a demanda por profissionais técnicos vem crescendo consistentemente, mesmo em um contexto de...

Categorias