Anúncios
A Secretaria de Saúde de Lençóis Paulista (SP) está realizando uma busca ativa dos moradores da cidade que já foram imunizados com a primeira dose da vacina contra a Covid-19, mas não compareceram para completar a imunização com a segunda dose.
De acordo com a secretaria, os agentes de saúde estão entrando em contato com esses moradores por telefone para saber por que não retornaram aos postos de saúde na data prevista.
Anúncios
Caso a pessoa ainda se negue a ir tomar a vacina, há a tentativa de convencer o morador até mesmo indo até a sua residência. Os agentes ainda explicam os efeitos adversos e a importância da segunda dose para a imunização.
Em relação às justificativas dadas pelos moradores, o secretário de Saúde, Ricardo Conti Barbeiro, explica que algumas pessoas acabaram contraindo a doença no intervalo entre as doses, mas a grande maioria realmente diz que não quer mais tomar o imunizante.
Anúncios
“Algumas pessoas justificam que não querem mesmo tomar a segunda dose e outras estão com alguma doença ou adquiriram Covid após a primeira dose. Vamos fazendo um trabalho de insistência nessa busca ativa. A grande maioria diz que não quer mesmo tomar e recusa a primeira dose”, diz Barbeiro.
Até esta sexta-feira (25), ainda havia 83 pessoas dos grupos prioritários já imunizados que não foram receber a segunda dose na cidade. Segundo o secretário, a prefeitura vem fazendo a busca ativa destes grupos e de fevereiro até este mês já conseguiu reduzir em 50% o número de faltantes.
“Depois que iniciamos esse trabalho, reduzimos em 50% os faltosos para a segunda dose. Temos pessoas aqui que estão com atraso desde fevereiro, mas nós não desistimos dessas pessoas e continuamos insistindo para elas tomarem a segunda dose”, explica o secretário.
Outras cidades
Em Botucatu (SP), segundo a prefeitura, 236 pessoas que se imunizaram com a primeira dose antes do estudo de efetividade da vacina Oxford/AstraZeneca,que vacinou a população adulta da cidade, ainda não retornaram para tomar a segunda dose.
A prefeitura de Bauru (SP) informou também que 2.563 pessoas não foram até os postos de vacinação tomar a segunda dose da vacina contra a Covid-19 até esta sexta-feira (25).
A administração municipal de Ourinhos (SP) também vem realizando uma busca ativa, mas até o momento 687 moradores da cidade de grupos prioritários ainda não completaram a imunização.
Já em Marília (SP) ao todo a estimativa da prefeitura é que cerca de 2.128 pessoas ainda não tenham se dirigido aos postos de saúde para receber a segunda dose da vacina contra o coronavírus.
Fonte: G1