25 abril, 2024

Últimas:

Jornal LN: Cerca de 14 mil pessoas têm diabetes em Botucatu e a metade ainda não sabe

Anúncios

O diabetes é uma doença silenciosa, que está muito presente na sociedade e seus números assustam.

Segundo dados da IDF (International Diabetes Federation), no ano passado 5 milhões de pessoas faleceram em todo o Mundo, devido ao diabetes. A cada seis segundos uma pessoa morre de complicações decorrentes do diabetes.

Anúncios

No Brasil, os números também são preocupantes. Existem 14.250.800 de brasileiros com idade entre 20 e 79 anos que têm diabetes. Metade ainda não sabe que é diabético. Dentro dessa faixa etária, no ano passado, 130.712 pessoas morreram em consequência da doença. Em Botucatu, a situação não é diferente. O Leia Notícias entrevistou a endocrinologista Drª. Bibiana Prada de Camargo Colenci, especialista em diabetes.

De acordo com ela, 10% da população de Botucatu tem diabetes, ou seja, se for levada em conta a estimativa do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) que a partir de 2015 Botucatu conta com aproximadamente 140 mil habitantes, são cerca de 14 mil pessoas com diabetes na Cidade. E vale ressaltar que a metade não sabe dessa condição e o diagnóstico tardio agrava a situação.

Anúncios

bibianaAcompanhe a entrevista com a Drª Bibiana Prada de Camargo Colenci:

LEIA NOTÍCIAS – Como está a situação do diabetes no Brasil?
DRAª BIBIANA – Entre os adultos, são 14.250.800 brasileiros com diabetes. A prevalência nacional da doença é de 10,2%. Ainda são 542 mil crianças que convivem com o diabetes tipo 1.

LN – E em Botucatu, quantas pessoas tem diabetes?

DRAª BIBIANA – A situação de Botucatu não é diferente do resto do País. Apesar das inúmeras campanhas realizadas pela ABAD (Associação Botucatuense de Assistência ao Diabético), estimamos que 10% da população tenha diabetes. E o pior, que 50% não saiba da sua condição. Como o diabetes é uma doença silenciosa, muitas pessoas demoram para descobrir que são diabéticas. Na média, o atraso do diagnóstico é de 6 anos, e quando descobrem a doença já apresentam alguma lesão nos olhos, rins ou coração.

LN – Houve um aumento do número de diabéticos no Brasil? Qual o motivo?
DRAª BIBIANA – Sim, houve. A principal causa do aumento de diabetes tipo 2, não apenas no Brasil, mas em todo Mundo, é, sem sombra de dúvida, o crescimento da obesidade. Os adultos e as crianças estão sedentários e comem alimentos de alto teor calórico, ricos em carboidratos e gordura.

LN – Quais os sintomas do diabetes?
DRAª BIBIANA – Devemos alertar que o diabetes não traz sintomas até desenvolver uma complicação grave. Normalmente ocorre após anos de diabetes mal controlado ou não diagnosticado. Por este motivo a ABAD orienta todas pessoas com risco de desenvolveram diabetes a procurar um endocrinologista para realizar o diagnóstico adequado, em tempo hábil para tratar, evitando as temidas complicações.

LN – Quais são as pessoas em risco de ter a doença?
DRAª BIBIANA – As pessoas acima do peso (com IMC>25), hipertensos, com alteração do colesterol e triglicérides, sedentários, mulheres que tiveram diabetes na gestação.

LN – Como prevenir o diabetes?
DRAª BIBIANA – Adquirir hábitos saudáveis de vida, evitando alimentos industrializados e ricos em gorduras e carboidratos. Realizar atividades físicas regularmente e manter seus exames em dia. Quanto mais precoce o diagnóstico, melhor o tratamento.

Jornal Leia Notícias

Últimas

Surfista Italo Ferreira dá pausa no surfe e vai para a TV

Surfista Italo Ferreira dá pausa no surfe e vai para a TV

25/04/2024

Primeiro campeão olímpico do surfe, o potiguar será comentarista dos Jogos Olímpicos de Paris pela Globo

Categorias