17 de maio, 2024

Últimas:

Jornal LN: Botucatu tem déficit de mais de 30 mil árvores

Anúncios

DSC_0663
Foto: Grupo LN- Géro Bonini
Foto: Botucatu.sp

Botucatu, a “Cidade dos Bons Ares”, que já sofre com o excessivo número de automóveis, também tem problemas quanto ao número de árvores.

De acordo com secretário de Meio Ambiente, Perseu Mariani, Botucatu conta com 18 mil árvores de “calçada”. Desta forma, o município apresenta uma área de cobertura de copa de menos de 20%, considerando a área do perímetro urbano de 98,45 km².

Anúncios

Esse número, se for levado em conta a quantidade de imóveis na Cidade, é muito baixo. “Botucatu conta com cerca de 50 mil imóveis. Na minha avaliação, no mínimo, deveríamos ter uma árvore por imóvel. Desta forma, temos um déficit de 32 mil árvores”, explica o secretário municipal.

Apesar desse baixo número de árvores em calçadas no perímetro urbano, Botucatu está bem acima da média do Estado de São Paulo, que é de 6% na área urbana dos municípios. “Nós já verificamos que precisamos de uma melhora, porém estamos à frente dos demais. O Poder Público Municipal tem feito a sua parte, nos últimos quatro anos foram plantadas mais de 60 mil árvores na área urbana e área rural (recuperação de APPs e nascentes), através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Somente este ano está previsto e contratado o plantio de 20 mil árvores para recuperação de nossos mananciais”, aponta Perseu.

Anúncios

Porém, a preocupação segue com as árvores de calçadas, que são poucas na cidade. “A população também deve colaborar com o plantio de árvores adequadas em suas calçadas. Anualmente recebemos em torno de 600 solicitação de supressão de árvores de calçadas, porque elas ‘fazem sujeira’. A população tem que entender que folha no chão não é sujeira e que a árvore só nos traz benefícios. Quero ressaltar ainda que a poda e a supressão de qualquer árvore, no município, deverá ser feita somente com autorização, caso contrário poderá sofrer sanções previstas na legislação vigente”, avisa o secretário.

A Prefeitura de Botucatu tem uma meta ousada, segundo Perseu Mariani. “Existe um Projeto de Lei Federal que propõe a criação do Selo Árvore do Bem para que os municípios com mais de 100 mil habitantes tenham, no mínimo, uma árvore por habitante dentro da área urbana da cidade. Botucatu apresenta 136.269 habitantes, segundo o IBGE de 2013. Dessa forma, colocamos como meta atingir o número de 136 mil árvores em vias, praças e demais logradouros públicos em, no máximo, 15 anos”, afirma.

Botucatu possui programa de doação de mudas. “Quem tiver interesse em plantar é só procurar a Engenheira Irene, no Departamento de Limpeza Pública, na Secretaria de Obras – fazer o pedido e pegar a muda no Viveiro Municipal”, disse Perseu.

PROBLEMA
A falta de arborização urbana acarreta grandes danos à população, como por exemplo, aumento da temperatura ambiente, aumento do índice de poluição ao ar, prejuízos à avifauna, prejuízos à beleza cênica, aumento da camada de ozônio (aquecimento global), entre outras.

Jornal Leia Notícias

Talvez te interesse

Últimas

Anúncios RIADE, Arábia Saudita, May 17, 2024 (GLOBE NEWSWIRE) — O King Faisal Specialist Hospital & Research Centre (KFSHRC) marca...

Categorias