02 maio, 2024

Últimas:

Jornal LN: Banco de Leite Humano de Botucatu incentiva doações

Anúncios

Foto: Grupo LN – Géro Bonini

O Banco de Leite Humano do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB) busca sensibilizar e conscientizar a sociedade sobre a importância da doação de leite materno.
Atualmente, as unidades do HCFMB que necessitam de leite humano são UTI Neonatal, Unidade de Cuidados Especiais e Unidades de Cuidados Intermediários aos Recém-Nascidos, que atendem aproximadamente 40 bebês por mês. A meta de doação mensal do BLH do HCFMB é de 90 litros por mês.

O leite materno contém todas as proteínas, açúcar, gordura, vitaminas e água que o bebê necessita para ser saudável. Além disso, contém determinados elementos que o leite em pó não consegue incorporar, como anticorpos e glóbulos brancos. Por isso, o leite materno protege o bebê de várias doenças e infecções, já que fortalece o sistema imunológico da criança.

Anúncios

O Banco de Leite Humano do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB) firmou parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social, Secretaria Municipal de Educação e Fundo Social de Solidariedade de Botucatu, em prol do aleitamento materno e da doação de leite humano. O Banco de Leite Humano do HCFMB também tem parceria com diversas cidades da região, para a captação de leite materno.

A supervisora do Banco de Leite Humano do HCFMB, Sueli Zanchetta, explica sobre o procedimento de captação de leite humano. “A possível doadora entra em contato com o BLH do HCFMB para efetuar sua inscrição como Mães Doadoras de Leite Humano. É feito contato telefônico com a doadora para confirmar o interesse e verificar as condições necessárias. Uma vez por semana um carro com motorista é disponibilizado para coleta nas residências, sempre com acompanhamento de uma funcionária”, diz.

Anúncios

A estudante Eliana Bravin (foto), mãe da pequena Gabriela, de 2 meses, faz a sua parte e desde o nascimento da filha, ela é doadora. “O leite é vida, é amor. Esse gesto pelo próximo é muito recompensador. Toda vez que estou retirando leite para doar fico mentalizando os recém-nascidos e a importância de apenas 1 ml para eles. Já para a Gabriela, essa doação que eu faço não faz falta alguma, até aumenta a quantidade de leite que vem”, afirma. (com assessoria de Comunicação)

Últimas

Onda de calor e tempo seco persistem em Botucatu no início de maio

01/05/2024

Anúncios Botucatu, assim como outras cidades do Brasil, estão sob o domínio de uma intensa massa...

Categorias