27 de dezembro, 2025

Últimas:

Jornal LN: Banco de Leite Humano de Botucatu incentiva doações

Anúncios

Foto: Grupo LN – Géro Bonini

O Banco de Leite Humano do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB) busca sensibilizar e conscientizar a sociedade sobre a importância da doação de leite materno.
Atualmente, as unidades do HCFMB que necessitam de leite humano são UTI Neonatal, Unidade de Cuidados Especiais e Unidades de Cuidados Intermediários aos Recém-Nascidos, que atendem aproximadamente 40 bebês por mês. A meta de doação mensal do BLH do HCFMB é de 90 litros por mês.

O leite materno contém todas as proteínas, açúcar, gordura, vitaminas e água que o bebê necessita para ser saudável. Além disso, contém determinados elementos que o leite em pó não consegue incorporar, como anticorpos e glóbulos brancos. Por isso, o leite materno protege o bebê de várias doenças e infecções, já que fortalece o sistema imunológico da criança.

Anúncios

O Banco de Leite Humano do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB) firmou parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social, Secretaria Municipal de Educação e Fundo Social de Solidariedade de Botucatu, em prol do aleitamento materno e da doação de leite humano. O Banco de Leite Humano do HCFMB também tem parceria com diversas cidades da região, para a captação de leite materno.

A supervisora do Banco de Leite Humano do HCFMB, Sueli Zanchetta, explica sobre o procedimento de captação de leite humano. “A possível doadora entra em contato com o BLH do HCFMB para efetuar sua inscrição como Mães Doadoras de Leite Humano. É feito contato telefônico com a doadora para confirmar o interesse e verificar as condições necessárias. Uma vez por semana um carro com motorista é disponibilizado para coleta nas residências, sempre com acompanhamento de uma funcionária”, diz.

Anúncios

A estudante Eliana Bravin (foto), mãe da pequena Gabriela, de 2 meses, faz a sua parte e desde o nascimento da filha, ela é doadora. “O leite é vida, é amor. Esse gesto pelo próximo é muito recompensador. Toda vez que estou retirando leite para doar fico mentalizando os recém-nascidos e a importância de apenas 1 ml para eles. Já para a Gabriela, essa doação que eu faço não faz falta alguma, até aumenta a quantidade de leite que vem”, afirma. (com assessoria de Comunicação)

Talvez te interesse

Últimas

Anúncios Uma pesquisa de opinião realizada nos últimos dias em Botucatu, que Leia Notícias teve acesso, aponta que o Prefeito...

Categorias