28 março, 2024

Últimas:

Irã afirma que acordo nuclear não pode ser modificado

Anúncios

O presidente iraniano, Hassan Rouhani, descartou nesta quarta-feira (3) qualquer mudança no acordo sobre o programa nuclear do país e rejeitou os apelos para a ampliação dos termos para incluir os países da região.

O novo presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, diz que pode voltar ao acordo de 2015, firmado por potências mundiais para impedir que o Irã desenvolva armas nucleares. Seu antecessor, Donald Trump, retirou o país do pacto em 2018.

Anúncios

O Irã respondeu deixando de cumprir parte do acordo. em novembro de 2019. Em janeiro deste ano, retomou o enriquecimento de urânio.

O governo Biden exige que o Irã volte primeiro a respeitar os compromissos firmados, antes de retornar ao acordo. Teerã, por outro lado, que Washington dê o primeiro passo com a suspensão das sanções que foram impostas por Trump.

Anúncios

“Nenhuma cláusula do acordo mudará. Quero que saibam”, afirmou Rohani em uma reunião de gabinete exibida pela televisão. “Se querem este acordo, todos têm que cumpri-lo. Se não fizerem isto, podem ir embora e viver sua vida”.

O acordo nuclear de 2015 foi assinado pelos cinco membros permanentes do Conselho de Segurança da ONU (Estados Unidos, China, Rússia, Reino Unido e França) e a Alemanha.

O presidente iraniano também afirmou que “ninguém será adicionado”. Em dezembro, a Arábia Saudita, principal rival regional do Irã, pediu para ser “consultada” antes de qualquer possível negociação entre Washington e Teerã sobre o programa nuclear.

Fonte: Yahoo!

Últimas

LambdaTest lança The Phoenix Project, um Grupo de Recursos para Funcionários destinado a mulheres

28/03/2024

A LambdaTest lançou um Grupo de Recursos para Funcionários chamado The Phoenix Project para apoiar e...

Categorias