25 abril, 2024

Últimas:

Guia da limpeza doméstica: Dicas e receitas caseiras para deixar a casa brilhando

Anúncios

A dica da home expert Flávia Ferrari para limpar a casa sem estresse é fazer um pouco por dia, para não deixar a bagunça (e a sujeira) acumular. Quando você vê uma tarefa muito grande pela frente, a tendência é não fazer.

Em seu canal no Youtube, ela deu uma série de conselhos para manter a cada limpa: montar um cronograma com uma tarefa doméstica por dia. Tentar se livrar das coisas que não usa, pois quanto mais tralha você tem, mais trabalho terá para organizá-las. E seguir as dicas a seguir para cada cômodo da casa:

Anúncios

Limpeza do banheiro

É um cômodo que precisa ser mantido permanentemente limpo. A dica é passar um pano no box sempre que terminar de tomar banho: borrifar as paredes e o vidro com uma solução de partes iguais de vinagre branco com água para remover resíduos de produtos e gordura corporal. Parece chato, mas é uma pequena limpeza de cinco minutos que vai fazer uma grande diferença no dia a dia.

flavia ferrari banheiro 0819 1400x800
REPRODUÇÃO/YOUTUBE

Limpeza da cozinha

É a parte da casa mais fácil de sujar, então é importante não deixar a louça acumular, mesmo que seja só um pratinho. E abusar do bicarbonato de sódio: ele ajuda a limpar o forno, higienizar a geladeira e até tirar o odor da pia: para usá-lo como soda cáustica, misture com sal e aplique no ralo junto com água fervente. E para acabar com o cheiro de fritura, é só colocar um pouco de canela em pó para aquecer na frigideira.

Anúncios

Organização dos armários

Esta é uma tarefa que deve ser feita continuamente, todos os dias: se tirou algo do lugar, coloque exatamente onde estava. Assim, você evita que o armário fique bagunçado, e não vai precisar passar o fim de semana arrumando tudo. A cada três ou seis meses, faça uma grande limpeza para prevenir mofo ou traças.

Arrumação do quarto

Para este cômodo, a principal dica de Flávia Ferrari é a mesma que você cansou de ouvir desde a infância: arrume sempre a cama, logo ao acordar, todos os dias. Pode parecer pouco, mas faz uma grande diferença na organização geral da casa. Tudo começa com uma cama bem arrumada. Outro conselho é usar produtos organizadores para ajudar a manter suas gavetas sempre bem arrumadas.

roupas lavanderia maquina 0819 1400x800
ROZHNOVSKAYA TANYA/SHUTTERSTOCK

Lavagem de roupas

Se você é daquelas que prefere acumular uma montanha de roupas para descarregar na lavanderia, saiba que lavar em casa tem uma grande vantagem: quanto mais cedo uma roupa manchada for lavada, maior será a chance de recuperá-la. Faça uma pré-lavagem para deixá-las de molho, usando um pouco de sabão em pó em água aquecida.

Mas não vale deixar de um dia para o outro: uma hora já é suficiente. Use saquinhos para lavar suas meias e roupas íntimas. E, para secar mais rápido, coloque duas gotinhas de álcool na última lavagem.

Limpar o chão

Independentemente do piso da sua casa, a home expert aconselha investir em um aspirador de pó. É a maneira mais prática de manter o chão sempre limpo. Para uma limpeza mais pesada, você pode usar uma mistura de meia xícara de vinagre, duas colheres de sobremesa de bicarbonato de sódio e uma colher de sopa de detergente neutro diluídos em três litros de água. Aí só usar o bom e velho combo balde, rodo e pano de chão.

Limpar vidros

receita caseira de Flávia Ferrari para limpar os vidros é uma solução de cinco litros de água com uma colher de sopa de vinagre e uma colher de sopa de álcool. Coloque em um borrifador, aplique no vidro e limpe bem com uma esponja ou paninho. O polimento pode ser feito com jornal amassado ou papel toalha. Escolha um dia nublado para limpar os vidros, pois o sol não vai scar o produto antes de você terminar o trabalho.

Fonte: Vix

Últimas

Brasileiros preferem Pix como meio de pagamento

Brasileiros preferem Pix como meio de pagamento

25/04/2024

Novo recorde de transações - ultrapassando 200 milhões em único dia - mostra que o Pix...

Categorias