19 abril, 2024

Últimas:

Quase 80% dos estrangeiros barrados nas fronteiras de Portugal em 2019 eram brasileiros

Anúncios

Postos de fronteira em Portugal barraram a entrada de 3.965 brasileiros em 2019, mostra relatório publicado na terça-feira (23) pelo Serviço de Estrangeiros e Fronteira (SEF), do governo português.

O número representa 79,4% do total de pessoas recusadas no país europeu, e significa uma média de 10,86 brasileiros barrados diariamente nas fronteiras portuguesas.

Anúncios

Na comparação com 2018, o total de brasileiros barrados em Portugal aumentou 38,3% em um ano. É um aumento superior ao observado no período considerando todas as nacionalidades — de 3.759 para 4.995 (32,8%).

Segundo o levantamento, o maior motivo para a recusa de brasileiros é a ausência de visto válido (58,5% do total). Cidadãos do Brasil não precisam desse tipo de documento para passar até 90 dias em Portugal e outros países do território Schegen para turismo e negócio. Porém, o governo português exige vistos para estudo, trabalho ou para quem vai ficar mais de três meses.

Anúncios

Além disso, a falta de motivos que justifiquem a entrada em Portugal aparece como segundo maior motivo para recusas de brasileiros (36,8%). Geralmente, oficiais da fronteira verificam em entrevista rápida se o viajante comprova por que ele está entrando no país e se tem meios para se manter durante a estadia.

Os dados se referem apenas aos viajantes que passaram pelos controles de passaporte, na maioria deles no Aeroporto de Lisboa. Isso porque Portugal permite a entrada de pessoas provenientes de outros países europeus do território Schengen sem que precisem necessariamente apresentar documentos de viagem, independentemente da nacionalidade. Essas medidas, porém, ficaram em suspenso com a pandemia do novo coronavírus neste ano.

Mais brasileiros vivendo em Portugal

A capital Lisboa é a cidade que mais atrai estrangeiros em Portugal — Foto: Skitterphoto/Creative Commons
A capital Lisboa é a cidade que mais atrai estrangeiros em Portugal (Fotos: Reprodução)

O relatório do governo português também mostra que o número de brasileiros residentes em Portugal subiu 45,5% entre 2018 e 2019. Segundo o levantamento, mais de 151 mil cidadãos do Brasil vivem legalmente no país — o que representa 25,6% do total de estrangeiros no país europeu.

De acordo com as autoridades portuguesas, o número de brasileiros é ainda maior porque ao menos 29,5% dos imigrantes italianos são nascidos no Brasil com passaporte da Itália. E ainda há brasileiros com cidadania portuguesa, que não entram no levantamento.

Considerando todas as nacionalidades, o número de estrangeiros vivendo em Portugal aumentou 51% desde 2015. Entre as razões apontadas pelo governo português, estão a segurança e estabilidade conquistadas pelo país no último ano e a procura por novos destinos dentro da União Europeia após o Reino Unido se retirar do bloco com o Brexit.

Fonte: G1

Últimas

Declaração dos Credores da Oi Referente a Oferta Substituta

19/04/2024

Anúncios Em relação ao plano de reestruturação da Oi e o processo de marketing da ClientCo,...

Categorias