28 março, 2024

Últimas:

Estudo mostra extensão de danos cerebrais causados pelo vírus da zika

Anúncios

Um relatório divulgado nesta terça-feira (23) mostra em detalhes os tipos de dano que infecções com o vírus da zika podem causar ao cérebro em desenvolvimento – danos que vão bem além da microcefalia, a malformação craniana em recém-nascidos.

Pesquisas anteriores mostraram que o zika ataca as células progenitoras neurológicas, um tipo de célula-tronco que se desenvolve em diferentes tipos de células nervosas ou cerebrais.

Anúncios

A mais recente pesquisa, publicada no periódico Radiology, explora descobertas com base em imagens e autópsias ligadas a infecções confirmadas em 17 crianças e fetos pelo Instituto de Pesquisa de Campina Grande, na Paraíba, onde a infecção tem sido grave.

O estudo também incluiu registros sobre 28 fetos ou recém-nascidos com problemas cerebrais, nos quais se suspeitava que as mães tiveram a doença durante a gravidez.

Anúncios

Quase todos os bebês em cada grupo tiveram ventriculomegalia, uma condição na qual os ventrículos, ou espaços com fluidos no cérebro, ficam aumentados.

Enquanto a maioria dos fetos teve pelo menos um exame mostrando uma circunferência muito pequena da cabeça, sugerindo que eles tinham microcefalia, três fetos com ventriculomegalia tinham circunferência da cabeça normal, mas ventriculomegalia grave.

Quase todos os fetos ou bebês no grupo de casos confirmados do vírus da zika e quase 80% do grupo com suspeita de zika apresentaram anormalidades no corpo caloso, um grande feixe de fibras nervosas que permite a comunicação entre os hemisférios esquerdo e direito do cérebro.

Em todos os casos estudados, com a exceção de um, os pesquisadores encontraram casos nos quais os neurônios em desenvolvimento não seguiam para o seu destino apropriado no cérebro.

“Do ponto de vista de imagem, as anomalias no cérebro são muito graves, quando comparado a outras infecções congênitas”, disse a coautora do estudo Dra. Deborah Levine, do Beth Israel Deaconess Medical Center e professora de radiologia da Harvard Medical School.

Fonte: Yahoo!

Últimas

MidOcean Energy da EIG conclui a aquisição das participações da Tokyo Gas no portfólio de projetos integrados de GNL da Austrália

28/03/2024

Anúncios A MidOcean Energy (MidOcean), uma empresa de gás natural liquefeito (GNL) formada e administrada pela...

Categorias