26 abril, 2024

Últimas:

Entenda o que levou à morte centenas de pássaros no norte do México

Anúncios

A morte de centenas de pássaros que despencaram do céu em Chihuahua, norte do México, intrigou veterinários e especialistas que avaliaram uma série de possíveis causas.

O incidente aconteceu na semana passada, mas no domingo (13), imagens de câmeras de segurança foram divulgadas pela polícia com o flagra do momento exato das mortes.

Anúncios

Na gravação, é possível ver que um bando de pássaros sobrevoa a área urbana da cidade. Eles parecem perder o controle, e parte dos animais cai morta no chão.

Inicialmente, a causa das mortes dos pássaros, identificados como espécimes de graúnas-de-cabeça-amarela, não havia sido identificada, mas duas hipóteses iniciais foram levantadas:

Anúncios

  • os animais poderiam ter se intoxicado com fumaça de uma chaminé
  • os animais tocaram os fios de alta voltagem da rede elétrica local

No entanto, após investigações e a divulgação do flagra, a desorientação e o choque dos animais entre si – que voavam a alta velocidade – acabaram sendo apontados como causas do incidente.

Pássaros mortos no chão após revoada de bando em cidade do México — Foto: Cortesia/Polícia de Chihuahua
Pássaros mortos no chão após revoada de bando em cidade do México (Foto: Cortesia/Polícia de Chihuahua)

A informação foi divulgada pela Seguridad Pública Seccional de Chihuahua (autoridade de segurança da região) e noticiada pela rádio local La Ranchera de Cuauhtemoc.

“As aves migratórias chegaram em revoada e ao voar em grande velocidade, perderam a estabilidade do voo e se chocaram entre si”, explicou a emissora. “E com o golpe forte, algumas delas morreram.”

Nesta época do ano, os animais costumam migrar do norte (Estados Unidos e Canadá) para o sul (México) em busca de temperaturas mais amenas.

Mais comum do que parece

Choques envolvendo grandes grupos de aves acabam sendo mais frequentes do que imaginamos.

Somente nesta semana, no domingo (12), foram encontradas mais de 200 aves mortas na cidade de Pembrokeshire, no País de Gales. Já na segunda-feira, um grupo de estorninhos passou pelas mesma dificuldades, desta vez em Ferrol, cidade da Espanha.

Anteriormente, em março de 2020 mais de mil pássaros foram encontrados mortos em uma região da cidade de Missouri, nos EUA.

‘Murmuration’

Alguns grupos de pássaros costumam se movimentar em grandes bandos que, em conjunto, podem ser assemelhados a uma nuvem de animais ou um “enxame”. O nome utilizado para esse evento natural é “murmuration”.

Pássaros são vistos em movimento de "murmuration" nos céus — Foto: Lee Smith/Reuters
Pássaros são vistos em movimento de “murmuration” nos céus (Foto: Reprodução)

Os especialistas afirmam que um “murmuration” se forma quando uma ave de pequeno porte copia o comportamento de seus sete “vizinhos” e, em seguida, esses estorninhos próximos copiam cada um de seus sete vizinhos, e assim por diante até que todo o grupo se mova como um só.

No caso de Chihuahua, as aves possivelmente se alinharam para cumprir um movimento migratório. Nesta época do ano, os animais costumam migrar do norte (Estados Unidos e Canadá) para o sul (México) em busca de temperaturas mais amenas.

Fonte: Yahoo!

Últimas

Assistência funeral auxilia pessoas em processo de luto

Assistência funeral auxilia pessoas em processo de luto

26/04/2024

Desde 2022, o luto prolongado é considerado um transtorno mental; diretor executivo do Grupo Riopae explica...

Categorias