20 abril, 2024

Últimas:

Egito desenterra parte de barco do antigo faraó Quéops

Anúncios

A pirâmide de Quéops, a maior das Grandes Pirâmides de Gizé (Foto: Divulgação)

Uma tábua de madeira possivelmente parte do barco de um antigo rei egípcio foi desenterrada próxima à Grande Pirâmide, em Gizé, disseram arqueólogos nesta quarta-feira (29).

Acredita-se que o barco, que é a segunda embarcação de tal tipo a ser encontrada no local, tenha sido construído para o faraó Quéops, que comandou o Egito durante a quarta dinastia, há mais de 4.500 anos.

Anúncios

Descoberto inicialmente na década de 1980, especialistas dizem que até o momento descobriram 700 pedaços do barco no local e agora acreditam que desenterraram a maioria das partes.

“Estamos celebrando a extração da maior tábua de madeira”, disse o principal supervisor do projeto, Mamdouh Taha, acrescentando que o pedaço de madeira tem 26 metros de comprimento.

Anúncios

Arqueólogos e especialistas em conservação extraíram a peça de um poço a quase três metros de profundidade e a levaram para um centro de conservação, localizado próximo ao local da descoberta.

Arqueólogos egípcios e japoneses estão trabalhando no projeto com objetivo de restaurar todas as peças do barco e exibi-las no Grande Museu Egípcio, que será aberto no ano que vem.

Fonte: Yahoo!

Últimas

Vice-prefeita de Bofete e assistente social sofrem tentativa de homicídio em Praça

20/04/2024

Anúncios Na manhã da sexta-feira, 19 de abril, a pacata cidade de Bofete, interior de São...

Categorias