23 abril, 2024

Últimas:

Distrito com 1,5 mil habitantes em Getulina registra tremor de terra de magnitude 2,2

Anúncios

A Defesa Civil de Getulina (SP) divulgou na terça-feira (23) que foi registrado um tremor de terra no distrito de Macucos na madrugada de segunda-feira (22), com 2,2 de magnitude regional (mr), que mede o impacto do tremor de acordo com a área afetada.

A informação foi confirmada junto ao Centro de Sismologia da USP. O distrito tem cerca de 1,5 mil habitantes e alguns moradores relataram à Defesa Civil que sentiram um tremor de terra de intensidade leve, com vibrações de janelas, lustres e outros objetos.

Anúncios

Segundo o centro, não é possível identificar a causa do tremor em um estudo mais detalhado, mas destacou que “a maioria dos tremores de terra no Brasil são causados por esforços nas rochas da crosta terrestre causados principalmente pela compressão das placas tectônicas da África e de Nazca, que “apertam” a placa sul-americana onde se encontra o Brasil, além de esforços mais locais também.”

Tremor em Getulina foi registrado pelo Centro de Sismologia da Universidade de São Paulo — Foto: Centro de Sismologia da USP/ Reprodução
Tremor em Getulina foi registrado pelo Centro de Sismologia da Universidade de São Paulo (Foto: Centro de Sismologia da USP/ Reprodução)

Ainda segundo o centro, o interior do estado de São Paulo, é uma das regiões que com alguma frequência registram pequenos tremores e alguns deles são tão pequenos que não são registrados automaticamente pelos sistemas da rede sismográfica brasileira, por isso no site foi disponibilizado um canal para que moradores possam relatar ocorrência de tremores.

Anúncios

Segundo a Defesa Civil, não houve danos materiais ou feridos. Essa não é a primeira vez que o fenômeno é sentido no local.

Em 2010, o distrito registrou três tremores de terra em menos de um mês. Na época, duas casas da região apresentaram rachaduras nos cômodos e muros.

Tremor foi sentido pelos moradores que acionaram a Defesa Civil de Getulina  — Foto: Centro de Sismologia da USP /Reprodução
Tremor foi sentido pelos moradores que acionaram a Defesa Civil de Getulina (Foto: Centro de Sismologia da USP /Reprodução)
Tremor foi registrado em distrito de Getulina (Foto: Prefeitura de Getulina)

Fonte: G1

Últimas

Ferramentas avançadas de BI visam democratizar a ciência de dados no Brasil

23/04/2024

Fornecedores estão usando GenAI e recursos de linguagem natural para tornar o processo de governança de...

Categorias