Dicas para praticar esporte no verão sem passar calor

Dias quentes não são impeditivos para cuidar do corpo e se mexer.

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É inegável que os dias mais quentes de verão tendem a deixar a gente com aquela moleza que desanima. No entanto, quando se trata da saúde e do bem-estar, não podemos nos deixar abater, já que, mesmo no calor, temos que nos exercitar.

A indústria da moda tem buscado diversas inovações para ajudar atletas profissionais e amadores a manterem o bom desempenho nos esportes, mesmo quando os termômetros batem recorde de temperatura lá fora.

Uma das soluções que já foram testadas e aprovadas são as roupas tecnológicas, desenvolvidas com tecidos especiais que ajudam o suor a evaporar mais rapidamente, resfriando a pele e ainda a protegendo dos efeitos nocivos da radiação solar.

Contudo, o que mais pode ser feito para amenizar a sensação de calor enquanto se pratica esporte nos dias quentes de verão? Confira dicas preciosas a seguir.

Ambiente climatizado

Para quem treina em academias e ginásios, a dica é optar por locais climatizados, que contem com um bom sistema de resfriamento do ar. Isso pode ser conquistado por meio de aparelhos de ar-condicionado ou ventiladores potentes, alguns até com vaporizador de água para ajudar a umidificar o ambiente também.

Hidratação

Nosso corpo regula a temperatura por meio do suor. Quando percebe que estamos ficando muito quentes, o organismo expulsa água por meio do suor para refrescar a superfície da pele.

Para que esse sistema funcione adequadamente, é essencial manter o corpo bem hidratado. Beber água já é importante em todas as estações, mas, no verão, é ainda mais fundamental para prevenir a perda hídrica excessiva e o mal-estar.

Quem pratica atividade física deve redobrar os cuidados com a hidratação, em especial nos exercícios intensos, como corrida, caminhada, crossfit e treino funcional. Beber água ao longo da periodização do treino também ajuda a amenizar a sensação de calor, especialmente em práticas feitas ao ar livre.

No entanto, a ingestão hídrica deve ser bem planejada, uma vez que pode interferir no desempenho do treino. Se consumida de uma única vez, a água vai pesar no estômago e atrapalhar o exercício.

Esportes aquáticos

Nada combina mais com o verão do que as atividades físicas que podem ser praticadas em ambiente aquático. Surfe, natação, triathlon, hidroginástica, polo aquático e tantas outras modalidades podem ser feitas para colocar o corpo para mexer, condicionar e ainda refrescar!

Roupas especiais

Como já mencionamos, as roupas tecnológicas são grandes aliadas do desempenho esportivo, já sendo realidade para os atletas amadores também. Há muitas opções de camisetas, calças, bermudas e outros trajes desenvolvidos para facilitar a evaporação do suor e ajudar a refrescar a pele durante a atividade física.

A grande maioria dos trajes é feita de tecidos sintéticos, desenvolvidos com fibras especiais e bem mais leves que as roupas convencionais. O fato de ser fabricada sinteticamente não significa, por exemplo, que a roupa tenha um toque duro e desconfortável. Ao contrário, muitos trajes são extremamente macios e gostosos de usar.

Ar livre

Sempre que for possível, opte pela realização de exercício físico em ambientes abertos e horários em que o sol é mais ameno, como antes das 10 e após às 16 horas. Praia, parques e quadras abertas são bons locais para colocar o corpo para se mexer sem passar muito calor, uma vez que o vento e até a chuva de verão podem ajudar a refrescar.

Só é preciso tomar cuidado para manter o distanciamento social, usar máscara o tempo todo e não esquecer de passar o protetor solar, caso vá se exercitar durante o dia.

Conteúdo Produzido para o Jornal Leia Notícias

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