Covid-19: Governo Federal nega ajuda para envio de urnas funerárias para Manaus. São mais de 100 enterros por dia

O Governo Federal negou a solicitação feita pela Abredif (Associação Brasileira de Empresas e Diretores do Setor Funerário), junto à Secretaria Especial de Articulação Social, de transporte aéreo de 2 mil urnas de Campinas (SP) para Manaus.

Com o aumento repentino de óbitos na capital do Amazonas, que chega a 130 por dia, em média, e o baixo número de urnas funerárias disponíveis, tornou-se necessário o rápido envio das urnas, para suprir a deficiência, mas o transporte rodoviário para Manaus não conseguirá chegar a tempo de atender à necessidade urgente e que por isso o meio aéreo é mais viável.

De acordo com nota da ABREDIF – Associação Brasileira de Empresas e Diretores do Setor Funerário –, assinada pelo empresário botucatuense Lourival Panhozzi, presidente da entidade, “a situação se agrava a cada minuto. O setor tem vários caminhões carregados de urnas a caminho de Manaus, contudo, está viajem, que ocorre parte por via terrestre, parte por balsa, demanda vários dias”. Houve um aumento de 300% no número de óbitos.

Segundo a ABREDIF, o Governo Federal informou que: “Cabe esclarecer que o governo Federal, via Comitê de Crise, já adotou ações para minimizar os impactos do corona vírus no Estado do Amazonas, entre elas a entrega de 55 respiradores; 486 mascaras; 46.560 Testes rápidos, e o envio de 29 profissionais da Força Aérea Nacional do Sus (8 medico, 19 enfermeiros e 02 fisioterapeutas).”

Lourival Panhozzi encerrou a nota lamentando a decisão do Governo Federal. “Chamou-nos a atenção que o número de respiradores ‘ofertados’ pelo Governo é menor que que a metade do número de óbitos que estão ocorrendo, certamente, se pelo menos enviassem os equipamentos médicos, na quantidade necessária, não necessitaríamos, nós funerários, de pedir apoio logístico para enviar urnas funerárias. Lamentamos este distanciamento da pauta do governo das reais necessidades da sociedade”.

Abaixo, a íntegra da nota:

Leia Notícias

Scroll Up