24 abril, 2024

Últimas:

Coreia do Norte está construindo novos mísseis, dizem agências de espionagem dos EUA

Anúncios

Agências de espionagem dos EUA dizem que há sinais de que a Coreia do Norte está produzindo novos mísseis na mesma fábrica onde foi construído o Hwasong-15, primeiro míssil balístico intercontinental (ICBM, na sigla em inglês) capaz de atingir os Estados Unidos.

A informação é do jornal “Washington Post”, atribuída a oficiais que falaram sob condição de anonimato.

Anúncios

Fotos feitas por satélites nas últimas semanas indicam que há movimentação sugerindo a fabricação de pelo menos um, mas talvez dois ICBMs de combustível líquido em uma instalação de pesquisas em Sanumdong, perto de Pyongyang.

Em junho, o líder da Coreia do Norte, Kim Jong-Un, anunciou durante um encontro com o presidente dos EUA, Donald Trump, que seu país estava comprometido com uma “desnuclearização completa”.

Anúncios

Ao retornar a Washington depois do encontro, Trump chegou a postar no Twitter uma mensagem na qual dizia que “não existe mais uma ameaça nuclear da Coreia do Norte”.

Na semana passada, porém, o secretário de Estado, Mike Pompeo, afirmou em um depoimento ao Senado que fábricas norte-coreanas “continuam a produzir material físsil” usado na fabricação de armas nucleares, sem dizer se o país asiático estava construindo novos mísseis.

Ainda de acordo com os oficiais que falaram ao “Washington Post”, o trabalho na instalação em Sanumdong continua “como antes”.

Ditador da Coreia do Norte, Kim Jong-un, e presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, se encontram em hotel em Singapura (Fotos: Reprodução)

Desmonte

No dia 23 de julho, foram divulgadas imagens que revelaram o desmonte de instalações-chave em um local usado para desenvolver motores para mísseis balísticos, na Estação de Lançamento de Satélites de Sohae.

O plano norte-coreano, segundo apuraram agentes de espionagem norte-americanos, seria se desfazer de cerca de 20 ogivas e mísseis, enquanto um número não determinado seria mantido sem o conhecimento dos EUA.

O país então declararia que se livrou completamente de suas armas nucleares, mas não haveria uma inspeção internacional para que isso fosse comprovado. A Coreia do Norte nunca declarou o número exato de armamentos que possui e nem mesmo quantas instalações para sua produção existem.

Fonte: Yahoo!

Últimas

A EMGA obtém financiamento de US$ 15 milhões para o Banco Improsa na Costa Rica

23/04/2024

Anúncios LONDRES, April 23, 2024 (GLOBE NEWSWIRE) — A Emerging Markets Global Advisory LLP (EMGA), em...

Categorias