29 março, 2024

Últimas:

Constelação de satélites chama atenção no interior de SP

Anúncios

Um rastro luminoso no céu chamou a atenção de moradores, em Sarapuí (SP), na noite de segunda-feira (24). O estudante Douglas Pulga contou que saiu de casa para pegar um balde, quando viu algumas “estrelas”. Em seguida, outros pontos luminosos surgiram no céu.

“Fiquei assustado, porque não é algo que a gente vê no dia a dia. Comecei a contar e vi mais de 20 ‘estrelas’, mas passaram bem mais. Chamei minha família. Meus pais acharam que estava ‘acabando o mundo’. Foi engraçado e assustador ao mesmo tempo”, conta.

Anúncios

A reportagem entrou em contato com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), que afirmou que os pontos luminosos são a Constelação de Satélites Starlink e informou que é comum visualizar a linha luminosa em algumas regiões do país.

O Clube de Astronomia Centauri de Itapetininga (SP) afirmou também que trata-se da constelação de satélites, que é um projeto em desenvolvimento pela empresa SpaceX para implementar um novo sistema de comunicação baseado na internet.

Anúncios

Luzes alinhadas no céu foram vistas por morador de Sarapuí (SP) — Foto: Arquivo Pessoal
Luzes alinhadas no céu foram vistas por morador de Sarapuí (SP) (Fotos: Arquivo Pessoal)

“O fenômeno tem se tornado comum, com novos lançamentos da empresa americana no ano de 2020. O avistamento dos satélites ocorre normalmente após o pôr ou antes do nascer do sol, dependendo da trajetória do satélite no céu e da inclinação em relação ao sol. Os satélites não possuem luz própria como as estrelas, apenas refletem a luz solar”, explica o professor de física e astrônomo Rodrigo Raffa.

De acordo com Rodrigo, os satélites puderam ser vistos no início da noite de segunda-feira em diversas cidades do estado de São Paulo, no noroeste em direção ao sudoeste. Em outras ocasiões, eles também foram fotografados em outras cidades da região.

É possível consultar pela internet em quais ocasiões será possível ver os satélites Starlink à noite.

Satélites foram vistos do céu da região de Itapetininga (SP) — Foto: Clube de Astronomia Centauri/Divulgação
Satélites foram vistos do céu da região de Itapetininga (SP) (Foto: Clube de Astronomia Centauri/Divulgação)

Fonte: G1

Últimas

Midea Group lança a sua primeira história de marca ESG com uma visita VIP inesperada, destacando o seu compromisso com a sustentabilidade.

29/03/2024

Anúncios Midea Group: Este comunicado de imprensa inclui multimédia. Veja o comunicado completo aqui: https://www.businesswire.com/news/home/20240328326026/pt/ Anúncios...

Categorias