Como escolher a melhor almofada de pescoço para você?

Em uma longa viagem, seja de ônibus, carro ou avião, é quase certo que você sinta um desconforto no pescoço em algum momento. Nesse cenário, a vontade de dormir é grande, e quem já passou mais de três horas viajando conhece bem essa sensação.

O problema maior ocorre quando acordamos após esse cochilo com dores no pescoço, que podem nos acompanhar desde as primeiras horas após sairmos do transporte, evoluindo até incômodos maiores. Neste caso, o travesseiro de viagem pode ajudar bastante.

As almofadas de pescoço, como também são conhecidas, costumam ser companheiras fiéis de viajantes mais experientes, e há diversas opções de marcas disponíveis no mercado. Essas empresas oferecem produtos práticos, firmes e até massageadores, que  diminuem consideravelmente a tensão dessa área do corpo.

Qual é a função da almofada de pescoço?

O uso desse item tem como objetivo principal impedir que a cabeça tombe para o lado quando pegamos no sono durante uma viagem, deixando-a em uma posição mais confortável para evitar as dores no pescoço. Esse desconforto é ocasionado pelo peso da cabeça, que acaba sendo sustentada pelo pescoço.

Além disso, a almofada de viagem impede que você acomode a cabeça na janela do ônibus, por exemplo, o que pode trazer trepidações, ou até no ombro do passageiro ao lado, o que, caso você não o conheça, pode ser bem constrangedor.

Para evitar que os problemas acima aconteçam, não basta somente pegar o seu travesseiro favorito e levá-lo para a viagem, pois ele não irá impedir que sua cabeça tombe quando você adormecer. Por isso, normalmente, as almofadas de pescoço possuem um formato em U.

Quais são os tipos de almofadas de pescoço?

Conforto e praticidade são dois fatores essenciais na almofada para pescoço. Cada um dos modelos disponíveis traz vantagens e desvantagens. Veja, a seguir, os tipos de travesseiros de viagem mais comuns no mercado.

Almofada inflável

Este tipo de almofada é uma ótima opção para ocupar pouco espaço na mala. Quando você precisar usá-la, basta enchê-la. Caso queria guardá-la, é só esvaziá-la. Para quem não se incomoda em enchê-la com a boca, esse modelo é fácil de levar em qualquer viagem.

Já se isso lhe trouxer algum incômodo, há modelos que estufam automaticamente, sendo mais práticos. No entanto, a dica é optar por um acessório que possua um mecanismo que impeça o ar de escapar facilmente, mantendo-o consistente por mais tempo.

Almofada com enchimento

Esta opção é ideal para aqueles que pretendem utilizar o acessório em casa ou no carro, sem precisar carregar a almofada o tempo todo. Ela costuma oferecer mais firmeza e conforto, pois se ajusta bem ao pescoço. Além disso, a durabilidade e a resistência são maiores que as oferecidas pelos modelos infláveis.

Vale a pena ressaltar que, quando você não estiver usando a almofada, é importante que ela seja fácil de carregar, visto que ocuparia muito espaço na bolsa.  Pensando nisso, algumas marcas oferecem opções com fecho de corda ou botão. Dessa forma, basta prendê-las no puxador da mala ou na alça da mochila.

Almofada massageadora

A almofada massageadora para pescoço foi desenvolvida especialmente para pessoas que buscam aliviar o cansaço causado por longas viagens. Ela vem equipada com um sistema elétrico interno, que faz uma massagem cervical, aliviando a tensão.

Normalmente, possui um peso maior que as outras versões e ocupa um espaço significativo. Por esse motivo, não é a opção mais prática. Se você optar por ela, é interessante checar se a capa é feita com material lavável e possibilita a troca. Caso contrário, confira se seu material é fácil de limpar. Assim, será possível utilizá-la em outras viagens.

Leia Notícias

Scroll Up