29 março, 2024

Últimas:

Com o frango, todo cuidado é pouco

Anúncios

Muitas pessoas não têm ideia do perigo que o manuseio errado do frango pode trazer à nossa saúde. Isso porque ele contém Salmonella e a Campylobacter, duas bactérias que podem causar toxi-infecção alimentar. Conclusão? Por causa de um simples franguinho, você pode ter um mal-estar danado, com diarreia, vômito, dores abdominais, náuseas… Preciso contar uma coisa: a maneira mais frequente de contágio ocorre de um jeito meio bobo: quando se lava o frango em água corrente! Isso mesmo. Quando a água toca o frango, espirra na pia e na bancada. Ao colocar outros alimentos sobre essas superfícies, ocorre o que chamamos de contaminação cruzada. Ou seja, o ato de lavar o frango espalha as bactérias pela cozinha, “sujando” o ambiente. Outra forma comum de contaminação é a ingestão deste tipo de carne malcozida. Não se deve comer frango malpassado de jeito nenhum. Quando ele não atinge a temperatura de cozimento adequada (74 ºC), as bactérias continuam vivas e, ao ingeri-las, corre-se o risco de ficar doente. Para evitar esse tipo de problema, vou fazer algumas recomendações.

A primeira delas é: nunca lave o frango! Muitas pessoas fazem isso com o intuito de tirar o sebo e limpá-lo. Para retirar essa gordurinha, basta colocar suco de limão ou vinagre. Já os microorganismos nocivos você só “mata” cozinhando e assando bem (se for grelhar, deixe os bifes fininhos, para que a temperatura ideal seja atingida com mais facilidade). Outra dica é lavar o mais rápido possível os utensílios usados na preparação do frango – se possível, tenha duas tábuas, uma apenas para carnes cruas e outra para frutas e legumes. E mais: quando armazenar carnes na geladeira, coloque-as em potes fechados para que o sangue não escorra. Vale dizer também que, quando o frango é descongelado, o recongelamento  jamais pode acontecer, pois isso faz com que as bactérias se multipliquem, aumentando os riscos. Por fim, compre o frango sempre no balcão do açougue ou do supermercado, porque as geladeiras em que ficam expostos dificilmente têm uma temperatura legal, dando aos germes ambiente propício para proliferação.

Anúncios

Fonte: Revista Viva Mais

Últimas

Midea Group lança a sua primeira história de marca ESG com uma visita VIP inesperada, destacando o seu compromisso com a sustentabilidade.

29/03/2024

Anúncios Midea Group: Este comunicado de imprensa inclui multimédia. Veja o comunicado completo aqui: https://www.businesswire.com/news/home/20240328326026/pt/ Anúncios...

Categorias