26 abril, 2024

Últimas:

Chuva abre cratera embaixo de linha férrea em Bauru

Anúncios

A chuva forte que atingiu Bauru (SP) na madrugada desta terça-feira (29) provocou a abertura de uma cratera embaixo de uma linha férrea desativada no Jardim Prudência, zona oeste da cidade.

Segundo a Defesa Civil, o desmoronamento ocorreu depois que o nível do córrego Água da Grama subiu com o acumulado de chuva registrado durante a noite.

Anúncios

Equipes estiveram no local pela manhã para fazer vistoria e decidiram interditar duas casas próximas à cratera para evitar novos acidentes. O órgão informou que ninguém ficou ferido e que os moradores serão encaminhados para casas de parentes.

“Essas casas correm risco, uma vez que o rio acabou saindo do seu curso normal. Se for feita a limpeza e a dragagem, essas casas saem da condição de risco, mas nesse momento, a Defesa Civil vai fazer a interdição de duas casas para evitar a possibilidade de um acidente, de uma tragédia na região”, explica o coordenador da Defesa Civil de Bauru, Marcelo Ryal.

Anúncios

Ainda de acordo com Ryal, outros fatores, além da chuva, podem ter contribuído para a formação da cratera, como o lixo jogado pelos moradores no local e a falta de manutenção nas passagens de água da linha férrea, desativada desde a sua privatização.

Lixo acumulado contribuiu para desmoronamento em Bauru — Foto: TV TEM/Reprodução
Lixo acumulado contribuiu para desmoronamento em Bauru (Foto: TV TEM/Reprodução)

“A população vem jogando lixo na parte de cima e isso pode ter contribuído para a obstrução dessa tubulação. Já é uma tubulação velha, com sinais de ferrugem avançado, mas com sacos de lixo, restos de entulho, pode ter obstruído a passagem, causando uma verdadeira explosão dessa tubulação”, explica.

A Defesa Civil também alertou os moradores para não ficarem próximos à cratera, pois o terreno em seu entorno não está estável e pode haver um novo desmoronamento.

Defesa Civil alertou moradores para não ficarem próximos à cratera aberta em Bauru  — Foto: TV TEM/Reprodução
Defesa Civil alertou moradores para não ficarem próximos à cratera aberta em Bauru (Foto: TV TEM/Reprodução)

Em nota, a concessionária Rumo, que administra a linha férrea, informou que uma equipe técnica foi deslocada até o trecho para avaliar as condições do local e a necessidade de ações para recuperar as áreas afetadas.

Disse ainda que a via está fora de operação atualmente, mas que deverá ser reativada durante as obras previstas no contrato da renovação da concessão da Malha Paulista.

Já a prefeitura de Bauru informou que tem conhecimento do problema e que está estudando a melhor forma de resolver a situação.

Desmoronamento ocorreu embaixo de linha férrea desativada em Bauru — Foto: César Culiche/TV TEM
Desmoronamento ocorreu embaixo de linha férrea desativada em Bauru (Foto: César Culiche/TV TEM)

Fonte: G1 – Foto: César Culiche/TV TEM

Últimas

OKX continua a liderar em confiança e transparência com a 18ª prova de reservas consecutiva, totalizando US$22.3 bilhões

26/04/2024

Anúncios DUBAI, Emirados Árabes Unidos, April 26, 2024 (GLOBE NEWSWIRE) — A OKX, uma empresa de...

Categorias