26 abril, 2024

Últimas:

Catalunha entra em isolamento total para conter novo coronavírus

Anúncios

O governo da Catalunha, comunidade autônoma da Espanha, anunciou nesta sexta-feira (13) isolamento total da região para conter a pandemia de Covid-19, a doença do novo coronavírus.

Segundo o jornal “El País”, vivem cerca de 7,6 milhões de pessoas na Catalunha. A região tem como capital Barcelona, a segunda cidade mais populosa da Espanha — atrás apenas da capital, Madri, que determinou também uma série de medidas nesta sexta.

Anúncios

O presidente da Catalunha, Quim Torra, afirmou que precisará de ajuda do governo espanhol para bloquear as rodovias que dão acesso ao território catalão.

Mapa da Catalunha — Foto: G1
Mapa da Catalunha (Foto: G1)

A Espanha vai decretar estado de alarme durante 15 dias para conter a epidemia do coronavírus, de acordo com o primeiro-ministro Pedro Sánchez nesta sexta-feira (13) pelo governo. A formalização do anúncio deve ser feito no sábado (14) pelo Conselho de Ministros.

Anúncios

Sánchez comunicou a medida em uma reunião, mas o governo não oficializou a medida.

A decisão acontece um dia depois do Conselho de Ministros ter rejeitado adotar a medida. Segundo o jornal “El Mundo”, são medidas extraordinárias e restritivas. O governo poderá usar recursos públicos e privados durante o período, aplicar sanções de desobediência ou incumprimento de regras impostas e reduzir a liberdade de movimento das pessoas.

A Espanha tem mais de 4.000 casos de coronavírus, segundo a universidade norte-americana Johns Hopkins. Sánchez, o primeiro-ministro, afirmou que na semana que vem o número deve chegar a 10 mil.

Outras medidas

As autoridades espanholas já tinham colocado em quarentena várias cidades, e anunciado o fechamento de escolas e universidades em todo o território.

Quatro localidades catalãs, onde moram 66 mil pessoas, já haviam sido colocadas em quarentena para “manter controlado” um foco “com forte crescimento”. Igualada, a 70 km de Barcelona, é um dos locais, informou a ministra regional da Saúde, Alba Vergés.

As escolas e universidades de todo o país ficarão fechadas até a próxima segunda (16), após recomendação do governo central, de Pedro Sánchez.

O governo anunciou medidas para reforçar os serviços de saúde e minimizar o impacto do vírus no turismo, em um dia no qual a Bolsa de Madri perdeu 14%, a maior queda de sua história.

Entre os dias 13 e 26 de março não poderão atracar nos portos espanhóis navios de cruzeiro “de qualquer origem”.

Fonte: G1

Últimas

Parte do Imposto de Renda pode ser revertida para doações

Parte do Imposto de Renda pode ser revertida para doações

26/04/2024

A doação de parte do Imposto de Renda para ONGs é uma prática incentivada pelo governo...

Categorias