26 abril, 2024

Últimas:

Casa da Juventude de Botucatu: Joga Cuesta recebe grandes nomes do cenário nacional de jogos de mesa

Anúncios

No próximo domingo (13), das 14 às 20 horas será realizada na Casa da Juventude Professor Vinício Aloise em Botucatu mais uma edição do Joga Cuesta, encontro de jogos de tabuleiro da região do Polo Cuesta. 
 
Mensalmente desde maio de 2015 os dados, cartas, miniaturas e meeples (Nome dos modernos peões usados nos jogos) tomam conta das mesas da Casa da Juventude Professor Vinício Aloise. O Joga Cuesta é organizado por jogadores de Botucatu e é totalmente aberto aos que ainda não conhecem esse novo mundo de possibilidades. O evento normalmente conta com mais de 50 títulos nacionais e importados disponíveis e monitores voluntários auxiliam os novatos na escolha de jogos e nas regras.
 
Nesta edição de março o encontro receberá vários convidados do cenário nacional de jogos. Sérgio Halaban certamente é o mais  reconhecido no Brasil e no exterior. Ao lado de André Zatz, Sérgio criou vários jogos para editoras brasileiras como Grow e Estrela e foi um dos primeiros a ter trabalhos publicados no exterior. Dentre ele Xerife de Nottingham, que recebeu o prêmio Origins de Melhor Jogo de 2015, concorrendo com pesos pesados do mercado internacional. O jogo foi lançado neste mês no Brasil pela Galápagos Jogos e poderá ser jogado no Joga Cuesta.
 
Vários futuros lançamentos da Ludofy Creative também poderão ser jogados no evento. A editora chegou ao mercado dos boardgames no ano passado, mas já conquistou vários jogadores fiéis com seus dois títulos lançados, Supernova e Impérios Lendários. Muito populares e disputadas nos encontros realizados em São Paulo e Rio de Janeiro, os playtests são partidas de jogos ainda em desenvolvimento e que em muitos casos nem possuem artes finalizadas. A Ludofy realizará playtests de três jogos em Botucatu: Overdrive, um jogo de alocação de dados onde cada jogador assume o papel de uma banda de rock, Grasse, jogo de alocação de trabalhadores localizado na capital mundial de produção de perfumes e Blacksmith Brothers, um divertido jogo sobre ferreiros onde o objetivo é conquistar a melhor oficina do reino.
 
A Ace Studios é uma empresa carioca de criação de jogos que no ano passado laçou seus dois primeiros títulos, Sapotagem e Warzoo, este último em parceria com a Galápagos Jogos, pioneira e líder no novo mercado de board games no país. Os participantes do evento terão a oportunidade de jogar playtests de dois futuros lançamentos do estúdio: Space Cantina, jogo repleto de referência à cultura pop onde os jogadores administram uma lanchonete espacial, e Die Die Die, um confronto de destreza entre exércitos de dados através das eras.
 
Outra editora que também marcará presença no evento é a Funbox Jogos, que traz para o Brasil neste mês Terra Mystica, jogo onde gigantes, bruxas, sereias e várias outras tribos místicas disputam território. O jogo já é um sucesso internacional e atualmente está na terceira posição da lista de melhores jogos do mundo, segundo o site Board Game Geek, o principal portal de jogos analógicos. A Funbox também será responsável pelo lançamento de Shakespeare, jogo de cartas inspirado nas peças do dramaturgo inglês criado pelo diretor de teatro Robert Coelho, organizador do Joga Cuesta. O lançamento está previsto para o primeiro semestre deste ano, mas sua versão protótipo estará disponível para ser jogada no dia 13.
 
Vários outros jogos terão partidas playtest no encontro, dentre eles Zona Mágica, um torneio de magos atualmente em campanha de financiamento coletivo, Capitanias, jogo de alocação de trabalhadores com tema histórico, Trap Boom Bash, jogo de corrida e trapaça do ilustrador Chris Borges e Colonos, criação dos participantes da Oficina de Jogos realizada na Casa da Juventude pela Secretaria de Cultura e inspirado nas ilustrações do Professor Vinício Aloise.
 
Além de designers e editoras o evento também receberá os canais do You Tube Coronel Mostarda e Jogo na Mesa e os blogueiros do grupo Aqui se Joga, que produzem conteúdo relacionado a jogos, como resenhas, explicações de regras e relatos de partidas.
 
Parceira tradicional do Joga Cuesta a Lúdica, loja de Bauru especializada em jogos de tabuleiro e patrocinadora do evento, oferecerá títulos de várias editoras para a venda e também fará demonstração de alguns deles. O encontro é uma iniciativa de jogadores de Botucatu com o apoio da Secretaria de Cultura de Botucatu e Prefeitura de Botucatu.
 
Os jogos de tabuleiro modernos
Desde 1995, com o lançamento do jogo alemão Colonizadores de Catan, os jogos de tabuleiros passaram a buscar mecânicas inovadoras, fugindo da mesmice e simplicidade dos jogos mais tradicionais como War e Banco Imobiliário. Ao longo dos anos o interesse por esses jogos novos cresceu, fazendo o mercado crescer exponencialmente com grandes convenções internacionais, milionárias campanhas de financiamento coletivo e centenas de lançamentos ao redor do mundo. Os mais diversos temas, desde zumbis até culinária japonesa, são explorados em várias mecânicas que podem exigir dos jogadores raciocínio, dedução, planejamento ou trabalho em equipe, dependendo do jogo. Justamente por esses atributos também são usados como ferramenta em projetos sociais e educacionais e nas dinâmicas de grupo em empresas. A chamada renascença dos Jogos de tabuleiro chegou ao Brasil apenas nos últimos anos com o aparecimento de novas editoras publicando vários títulos estrangeiros e nacionais e a criação de encontros e espaços dedicados aos chamados jogos de tabuleiro modernos.
 
Jogos de tabuleiro promovem muitos benefícios sociais e cognitivos positivos, como o desenvolvimento de comunicação, raciocínio, planejamento, gerenciamento de recursos e também podem ser uma excelente atividade para aliviar o estresse para todas as idades. Vale ressaltar que não é necessário conhecer as regras ou ter experiência em jogos para participar do evento. O objetivo do Joga Cuesta é disseminar a cultura dos jogos de mesa, trazendo novos jogadores para a atividade.
 
Joga Cuesta
Dia: 13 de Março
Das 14 às 20 horas
Casa da Juventude Professor Vinício Aloise – Rua Benjamim Constant, 161, Vila Jaú 
Fonte: Prefeitura Municipal de Botucatu

 

Últimas

Service Desk: CEO explica benefícios da implementação

Service Desk: CEO explica benefícios da implementação

26/04/2024

Bruna Boner, CEO da Globalweb, explica quais são os benefícios do Service Desk para as empresas...

Categorias