20 abril, 2024

Últimas:

Brasileira que participou da invasão ao Capitólio é presa nos EUA

Anúncios

Uma brasileira foi presa na última quarta-feira por ter participado da invasão ao Capitólio, em janeiro do ano passado em Washington, nos Estados Unidos. Letícia Vilhena Ferreira, de 32 anos, foi flagrada dentro da sede do Legislativo americano quando o prédio foi tomado por apoiadores do ex-presidente Donald Trump.

Os policiais prenderam Letícia em sua casa, na cidade de Indian Head Park, no estado de Illinois. Em janeiro de 2021, a brasileira havia deixado sua cidade e se dirigido para a capital americana com o intuito de ver o discurso de Trump em frente ao Congresso. Na ocasião, militantes apoiadores do republicano invadiram a sede do Legislativo americano.

Anúncios

A brasileira Leticia Vilhena Ferreira foi flagrada entre os apoiadores de Trump na invasão ao Capitólio (Foto: Divulgação)

Os investigadores tiveram acesso a mensagens trocadas por Letícia em seu celular. Em uma das conversas, no dia seguinte à invasão ao Capitólio, a brasileira trata abertamente do assunto e afirma que foi “irresponsável” ao participar do motim.

— Você acha que eles vão atrás de todos que estiveram no Capitólio? — pergunta Letícia.

Anúncios

— Não fique triste. Esteja preparada. Estamos todos ferrados — respondeu o interlocutor. — Sim, eles vão atrás de todas aquelas pessoas — acrescentou o amigo da brasileira.

— Eu fui tão irresponsável de andar até lá. Estava com uma família legal. Um senhor e dois filhos. Caminhada pacífica — disse Letícia.

Câmeras de segurança registraram quando Leticia Vilhena Ferreira entrou no Capitólio Foto: Divulgação
Câmeras de segurança registraram quando Leticia Vilhena Ferreira entrou no Capitólio (Foto: Divulgação)

A brasileira é acusada de entrar ou permanecer conscientemente em qualquer prédio ou terreno restrito sem autorização legal, além de entrada violenta e conduta desordeira na área do Capitólio.

Imagens anexadas ao processo mostram Letícia dentro do prédio em meio à multidão, usando uma jaqueta camuflada e um gorro vermelho com o nome do então presidente Trump. Em um dos vídeos, ela está na cripta do Capitólio, local onde os invasores pararam e gritaram palavras de ordem como “nossa casa” e “pare o roubo”.

Durante o motim, os apoiadores de Trump atacaram fisicamente os policiais do Capitólio que tentaram impedir o avanço dos invasores. De acordo com a denúncia, Letícia aparentemente não participou de nenhum ataque aos policiais.

O Departamento de Justiça disse no mês passado que mais de 225 pessoas foram acusadas de agredir, resistir ou obstruir oficiais ou funcionários do governo durante o ataque de 6 de janeiro. Além de cerca de 150 policiais que foram agredidos naquele dia, segundo o Departamento de Justiça, quatro policiais se suicidaram após o ataque.

Fonte: G1

Últimas

Produção de plástico deve triplicar até 2060

Produção de plástico deve triplicar até 2060

20/04/2024

Geração de produtos plásticos colabora com poluição dos oceanos, aumentando de 23 a 37 milhões de...

Categorias