20 abril, 2024

Últimas:

Brasil será ‘parceiro-chave’ dos EUA no combate às mudanças climáticas, diz porta-voz da Casa Branca

Anúncios

A porta-voz da Casa Branca, Jen Psaki, afirmou nesta quinta-feira (28) que o Brasil será um “parceiro-chave” dos esforços dos Estados Unidos em combater as mudanças climáticas.

“Essa é uma grande prioridade do presidente Biden e foi por isso que ele pediu ao seu amigo, o ex-secretário [John] Kerry, para que liderasse nossos esforços climáticos internacionais. E, certamente, o Brasil será um parceiro chave nisso”, disse Psaki.

Anúncios

Jen Psaki, porta-voz da Casa Branca, participa de coletiva de imprensa em Washington (EUA) nesta quinta-feira (28) — Foto: Kevin Lamarque/Reuters
en Psaki, porta-voz da Casa Branca, participa de coletiva de imprensa em Washington (EUA) nesta quinta-feira (28) (Fotos: Reprodução)

A declaração foi dada um dia depois de o presidente Joe Biden anunciar um ambicioso plano para o meio ambiente e contra o aquecimento global, que inclui uma tentativa de transição energética nos Estados Unidos. Além disso, assim que tomou posse, o novo ocupante da Casa Branca recolocou o país no Acordo de Paris.

Antes das eleições, Biden disse que a floresta brasileira estava sendo devastada e propôs oferecer ao Brasil US$ 20 bilhões para interromper o desmatamento sob pena de o país sofrer “consequências econômicas”. A fala foi rechaçada por integrantes do governo brasileiro, inclusive pelo presidente Jair Bolsonaro.

Anúncios

Pacote ambiental de Biden

O presidente dos EUA, Joe Biden, assina atos executivos sobre meio ambiente, ao lado da vice-presidente, Kamala Harris, e do enviado especial presidencial para o Clima, John Kerry, na Casa Branca, na quarta-feira (27) — Foto: Mandel Ngan/AFP
O presidente dos EUA, Joe Biden, assina atos executivos sobre meio ambiente (Foto: Reprodução)

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, assinou na quarta uma série de medidas que marcam uma guinada em relação à política ambiental adotada por seu antecessor, Donald Trump.

As ordens executivas assinadas nesta quarta-feira estabelecem:

  • O governo federal não vai autorizar novas perfurações de petróleo e gás em suas terras e os contratos já existentes serão rigidamente revistos
  • Será eliminado o subsídio federal aos combustíveis fósseis
  • Carros e caminhões da frota do governo federal devem ser substituídos por veículos elétricos
  • Um conselho interagências de justiça ambiental será criado para lidar com as desigualdades raciais e econômicas exacerbadas pelas mudanças climáticas e poluição do ar e da água

Biden também apresentará ao Congresso no mês que vem um plano de US$ 2 bilhões para o clima, com o qual deseja instalar permanentemente medidas ‘verdes’ dentro da economia americana. No entanto, a relutância de alguns republicanos deve marcar a oposição a esses planos, embora um acordo entre os dois partidos seja possível, segundo especialistas.

Fonte: Yahoo!

Últimas

Produção de plástico deve triplicar até 2060

Produção de plástico deve triplicar até 2060

20/04/2024

Geração de produtos plásticos colabora com poluição dos oceanos, aumentando de 23 a 37 milhões de...

Categorias